2021/05/08

Tile alia-se à Amazon e Sidewalk para combater Apple

Depois do mau-tratamento da Apple a Tile alia-se a outro gigante, a Amazon, tornando os seus trackers compatíveis com a rede Sidewalk.

O grande problemas dos trackers de localização é o sistema de comunicação utilizado. Trackers via WiFi ou Bluetooth têm um alcance bastante limitado, e trackers com conectividade celular - por muito que os operadores gostassem disso - implicam o pagamento de mensalidades adicionais. Isto tem sido superado com a utilização dos próprios smartphones como sistemas de localização, como a Tile fazia com os smartphones com a app instalada, e como a Apple faz com a sua rede Find My e os seus recentes AirTag; mas é também algo que a Amazon quer fazer com uma rede IoT de uso gratuito: o Sidewalk.

O Sidewalk vai usar os Echo e câmaras Ring em pontos de acesso que disponibilizam uma rede de comunicação IoT, dando uso à rede WiFi dos utilizadores a que já têm acesso. E os localizadores da Tile vão fazer parte dos dispositivos que podem tirar partido dessa rede.

Será preciso não esquecer que, embora por cá os Echo não tenham expressão significativa, nos EUA são dos dispositivos mais vendidos, assim como as câmaras Ring - pelo que darão aos trackers Tile uma cobertura que, mesmo não chegando às centenas de milhões de iPhones que a Apple tem, será bastante apreciável. E, por outro lado, a Tile ainda tem em curso uma queixa na Europa contra a Apple, que poderá vir a dar-lhe alguma abertura adicional a nível do acesso ao iOS (apesar da Apple se ter apressado a dizer que a sua rede Find My estava aberta a fabricantes externos).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)