2021/05/14

Notícias do dia

Elon Musk volta a inflacionar Dogecoin; França abandona ficha CHAdeMo nos carros eléctricos; Pixel 6 adopta câmaras em relevo a toda a largura; Philips Hue será compatível com Matter; Intel transforma GTA V em jogo fotorealista com machine learning; nas promoções temos um monitor Samsung curvo de 144Hz a €159; e FragAttack revela vulnerabilidades WiFi que existem em todos os dispositivos WiFi das últimas décadas.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já está a decorrer o passatempo FCA deste mês, que te pode valer exemplares do livro C++ - Guia Moderno de Programação".

Motorola aposta no carregamento wireless de longa distância da GuRu Wireless

A Motorola anunciou uma parceria com a GuRu Wireless, uma empresa que diz ter desenvolvido tecnologia que permite efectuar carregamentos wireless a 10 metros de distância.

No entanto, os objectivos da Motorola começarão por ser mais modestos, pretendendo ser a primeira marca a lançar no mercado um smartphone com carregamento wireless a 1 metros de distância.



Facebook em risco de ter que suspender envio de dados da Europa para os EUA

Se o Facebook pensava que a sua maior chatice na Europa poderia ser ficar impedido de aceder aos dados do WhatsApp, eis que as coisas se complicam muito mais. Um tribunal rejeitou um pedido do Facebook a propósito de suspender uma investigação da entidade reguladora sobre o fluxo de dados do FB, potencialmente abrindo caminho para que o Facebook possa ser impedido de transferir os dados de utilizadores Europeus para os EUA - uma medida que seria uma gigantesca dor de cabeça para o Facebook.

O Facebook atingiu a dimensão e poder que tem à custa da utilização (muitas vezes abusiva) dos imensos dados que recolhe dos seus utilizadores, e para os quais foram precisos escândalos como o da Cambridge Analytica para expor a situação na praça pública. Veremos que tal o Facebook (e outras plataformas que vivem à custa da acumulação de dados dos utilizadores) se irão safar face a um escrutínio mais apertado.


Marvel.AI facilita deepfakes de vozes

A Veritone lançou um novo serviço MARVEL.ai que é literalmente um deepfake vocal, um serviço que permite a actores e outras individualidades criarem uma AI capaz de replicar a sua voz, para que possa ser usada em diferentes serviços sem que se tenham que incomodar em fazer gravações pessoalmente.



Serviço de saúde irlandês encerrado por ataque de ransomware

O serviço de saúde irlandês foi alvo de um ataque de ransomware que obrigou a encerrar a sua rede informática, tendo um impacto significativo nos serviços. Se a situação se mantiver até segunda, alertam para que poderão ser canceladas muitas consultas, pois nem sequer conseguirão aceder ao calendário de agendamentos.

Ainda não foi revelado qual será o grupo ou ransomware por trás deste ataque, sendo que recentemente se assistiu ao caso curioso do grupo Darkside, que se tem tentado demarcar dos demais ransomwares dizendo que não ataca hospitais e outros serviços que possam complicar a vida às pessoa, e que até pediu desculpa por ter levado ao encerramento de um dos maiores pipelines da América do Norte (e pelo qual terá recebido um resgate de $5M - apesar da empresa acabar por ter que repor o sistema a partir dos seus próprios backups). O mesmo grupo também recebeu mais de $4M de uma empresa química alemã.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Embora tenha sido renhido, a AMD foi a primeira a lançar um CPU para computadores a trabalhar a 1GHz, com um dos seus CPUs Ahtlon lançado no ano 2000, com a Intel a seguir-se com o seu Pentium III passado alguns dias.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)