2021/05/19

Notícias do dia

Em dia de notícias reforçadas da Google por conta do Google I/O 2021, temos o novo design do Android 12; Google Maps com rotas mais seguras; Google faz faz aliança com Samsung para o Wear OS 3.0; Project Starline cria uma janela "holográfica" para videochamadas; vimos ainda com os Deepfakes auxiliam dobragens mais realistas; e como a instalação de um Teclado russo pode evitar ransomware.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer um par de carregadores Amoner com 3 portas USB.

Bitcoin em queda - Coinbase em baixo

A montanha-russa das criptomoedas volta a fazer-se sentir. Bastou pouco mais de uma semana para que as Bitcoins passassem de quase 60 mil dólares para menos de 37 mil dólares, numa queda que ainda não deu sinais de abrandar e que também se tem feito sentir nas demais principais criptomoedas, como o Ethereum, e até a Dogecoin. Mas desta vez o caso não estará relacionado com nenhum tweet de Elon Musk, mas sim com o anúncio de que a China irá proibir as empresas financeiras e de pagamentos de lidarem com criptomoedas - o que dificultará o processo de converter criptomoedas em dinheiro, ou vice-versa, no território.

A situação é de tal ordem que o site da Coinbase ficou inacessível, impedindo as transacções para quem estivesse a querer vender as suas criptomoedas (ou comprá-las a preço reduzido), relembrando os incidentes que se passaram com a app Robinhood aquando da subida explosiva das acções da Gamestop.

Enquanto isso, o Ethereum anunciou que nos próximos meses irá passar de um sistema Proof-of-Work para um Proof-of-Stake, que gasta muito menos energia.


Google expande ARCore

A Google está a dar maior liberdade aos developers na utilização do ARCore, disponibilizando informação adicional que permite desenvolver sistemas de realidade aumentada capazes de uma melhor interacção com os objectos no mundo real, incluindo a detecção de objectos irregulares.



LG cria microdisplay OLEDoS 3K de 1.16"

A LG continua a investir no desenvolvimento de ecrãs para óculos VR e de realidade aumentada, e este ano mostrou o seu mais recente modelo, uma versão melhorada de um ecrã que já tinha mostrado na edição do ano passado da SID Displayweek. Este é um ecrã de 1.16" com resolução 3K, com densidade superior a 3500 PPI e capaz de produzir uma luminosidade de 5000 nits - sendo que também já está a trabalhar numa versão com resolução 4K.



Google prepara app para detectar melanoma

A Google está a desenvolver uma app capaz de auxiliar no diagnóstico de melanoma e outros problemas dermatológicos, em que bastará tirar uma foto à parte afectada da pele para se ter acesso a informação sobre o que (potencialmente) poderá ser. A app será supostamente capaz de identificar mais de 280 condições e, embora não seja substituto de um dermatologista e os respectivos exames clínicos, poderá servir como ferramenta para alertar para potenciais problemas entre aquelas pessoas que se sentem reticentes a ir ao médico, ou que simplesmente nem sequer têm acesso fácil a um.

Sabendo-se o quanto os portugueses gostam de praia e de apanharem sol (muitas vezes de forma exagerada e nas horas que não deviam), é de antever que seja uma app bastante apreciada cá em Portugal.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Google I/O é uma conferência da Google direccionada para os developers interessados nas tecnologias Google, como o Android, Chrome OS e muito mais. A primeira edição realizou-se em 2008 e tem-se repetido anualmente, com excepção da edição 2020 que foi cancelada por causa do coronavirus.

2 comentários:

  1. Ethereum é uma moeda centralizada, que ainda nem sequer tem uma política monetária em vigor. Não sendo descentralizada, não precisa do Proof-of-work para nada (no fundo, um projecto sem sentido, como outros milhares). Dificilmente será uma moeda e nunca será dinheiro ("moeda" e "dinheiro" são conceitos diferentes).

    ResponderEliminar
  2. O tombo provocado pelas declarações da China arrastaram uma série de investimentos que tinha em DOGE, na própria Coinbase e outros. A Capital.com teve de fechar todas as transacções devido à quebra.
    É a vida...

    ResponderEliminar