2021/06/03

NASA prepara regresso a Vénus


A NASA revelou duas novas missões a Vénus, que marcam o regresso ao planeta pela primeira vez em mais de 30 anos.

Marte tem sido o planeta mais acarinhado pela exploração espacial, mas a descoberta de fosfina na atmosfera venusiana, um composto habitualmente associado à presença de organismos vivos, voltou a por Vénus na mira dos cientistas. E como tal, a NASA anunciou duas missões que irão regressar a este planeta bipolar, que é simultaneamente um dos mais inóspitos (no solo), mas também um dos que pode ser mais amigável para a vida humana (nas camadas superiores da atmosfera).

Há muito tempo que a NASA tem tentado desenvolver sistemas capazes de sobreviver no solo de Vénus, e recentemente revelou os rovers seleccionados para tal aventura. As missões a Vénus ficam agora oficializadas: DAVINCI+ e VERITAS.

Estas são missões de baixo custo, de apenas 500 milhões de dólares cada. A VERITAS partirá em 2028 e ficará em órbita com a missão de captar imagens actualizadas de alta-resolução de todo o planeta, incluindo um radar topográfico para medir o seu relevo. A DAVINCI será lançada no ano seguinte (2029) e transportará uma sonda robótica que irá analisar mais de perto a atmosfera de Vénus.

A última missão da NASA a Vénus foi com a sonda Magalhães (Magellan) nos anos 90, e será bastante interessante voltar a espreitar este planeta pelos olhos de instrumentos científicos mais modernos - e, quem sabe, até talvez venha a roubar o protagonismo ao "planeta vermelho" no caso de realmente se vier a descobrir vida por lá.

3 comentários:

  1. Excelente artigo Carlos. Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Boas notícias sem dúvida, mas só é pena que nenhuma destas duas novas missões seja de superfície.
    As poucas fotos que temos são das missões Venera dos anos 80 e já era altura de termos novas imagens da superfície de Vénus em alta resolução :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que mesmo agora será complicado criar algo que resista na superfície por tempo útil. :)

      Eliminar