2021/06/03

TSMC adianta processo de 4nm

A TSMC diz que o seu processo de produção de chips em 4nm está a correr melhor que o previsto e que acelerará a chegada do processo de 3nm.

Depois de se pensar que a miniaturização dos chips estava prestes a ficar estagnada por nos começarmos a aproximar do tamanho dos próprios átomos, temos assistido a uma nova ofensiva nesta área, com vários fabricantes a competirem entre si para criarem chips cada vez mais pequenos e eficientes. No caso da TSMC, a empresa diz que as coisas estão a correr melhor do que esperava, e que o seu novo processo de 4nnm já está pronto para a produção em volume, antes do prazo estimado - e que com isso também se espera que a produção de chips de 3nm arranque mais cedo que o previsto, já no próximo ano.

A TSMC revelou ainda algumas inovações, como o N5A para a produção de chips de 5nm para a indústria automóvel, que tem sofrido bastante com a escassez de chips; o N6RF, que aumenta a eficiência dos componentes 5G e WiFi, e o 3DFabric que permite empilhar e combinar diferentes chips para a criação de SoCs mais complexos e compactos.

Relembre-se que a TSMC já está a produzir chips em 5nm em larga escala desde o ano passado, como os chips usados nos iPhones, iPads e, mais recentemente o chip M1 que a Apple começou a usar nos Macs - e que deverá estar prestes a ter direito a um sucessor M2 mais potente.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)