2021/08/19

Garantia passa a 3 anos em 2022

Boas notícias para os consumidores portugueses; em 2022 o período da garantia expande-se dos 2 para os 3 anos, e há outras protecções que entram em vigor.

O governo prepara-se para transpor duas directivas europeias para a legislação nacional, fazendo com que o período de garantia passe de dois para três anos em 2022; período que se aplica também aos produtos recondicionados, que terão garantia como os novos, e um período de 18 meses para os produtos usados.

Durante os primeiros 30 dias os consumidores também contam com protecção adicional do direito de rejeição, em que podem devolvê-lo e exigir o seu dinheiro de volta no caso de ser detectado qualquer problema, ou de pedirem a substituição imediata do produto. Já as reparações, têm que ser efectuadas sem qualquer custo e num prazo máximo de 30 dias, com excepções para casos de complexidade acrescida.

Por último, os fabricantes passam a estar obrigados a fornecer peças de substituição e reparação por um período mínimo de 10 anos, como forma de promover a sustentabilidade dos produtos e evitar a proliferação de produtos de uso único que se deitam fora quando avariam, por não existirem peças para serem reparados.


Não se preocupem, que a lei de Murphy (ou "programação" dos fabricantes) irá continuar a fazer com que os produtos avariem apenas nos dias seguintes ao fim da garantia, seja ela de dois ou três anos.

11 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. "Não se preocupem, que a lei de Murphy (ou "programação" dos fabricantes) irá continuar a fazer com que os produtos avariem apenas nos dias seguintes ao fim da garantia, seja ela de dois ou três anos."

    A minha máquina de lavar louça começou a largar água 2 semanas depois de terminar a garantia. Resultado, 40€ do técnico + 43€ da peça estragada. ¯\_(ツ)_/¯

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E a culpa não é sua por ter cumprido com o padrão de uso estimado pela fabricante?! Se tivesse usado mais vezes, avariava antes da garantia acabar.

      Eliminar
    2. Calhando devia ter lavado todos os dias em vez de lavar, em média, de 2 em 2 dias. Assim tinha garantido o suporte a tempo!

      Eliminar
  3. Estou curioso como a apple vai fazer... Pois tem insistindo em n dar mais de 1 ano d garantia

    ResponderEliminar
  4. A Apple (tal como outros) dá 1 ano de garantia internacional. Se for por cá comprado por CONSUMIDORES dá cá (tal como outros) os 2 anos de garantia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for NIF de empresa é apenas 1 ano também.

      Eliminar
    2. NIF de empresa não é consumidor. Como tal este Dec Lei (garantias de bens de consumo) não é aplicável. E (tal como os outros) não dá o que não lhe é requerido por lei.

      Eliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais. Quem vai pagar esta aumento de prazo de garantia é o consumidor. Pois vão aumentar os preços dos produtos para ‘cobrir’ este aumento da garantia.

      Eliminar
  6. Há muitos anos que o supermercado Lidl oferece 3 anos de garantia na maioria dos produtos (no caso das ferramentas "Performance" oferece 5 anos!)

    Irá agora passar a oferecer maior período para além dos habituais 3 anos?

    ResponderEliminar