2021/08/30

Instagram vai exigir data de aniversário a quem ainda não a introduziu

Se ainda fazem parte do grupo de pessoas que utiliza o Instagram sem nunca ter preenchido a data de nascimento, preparem-se para começarem a serem chateados para o fazerem.

Embora o Instagram tenha começado a perguntar a data de nascimento aos novos utilizadores em 2019, os utilizadores que se registaram antes dessa data puderam continuar a usar o Instagram sem revelarem essa informação; mas não por muito mais tempo. Ao estilo da insistência crescente do WhatsApp para que se aceitassem os novos termos e condições, também o Instagram irá começar a chatear os utilizadores para que completem o seu registo com a data de nascimento, até que, eventualmente, isso será obrigatório para que possam continuar a usar o serviço.

Como sempre, a medida é justificada como sendo necessária para garantir a segurança dos mais novos, impedindo que menores possam comunicar com adultos, ou verem certos tipos de conteúdos, ou que lhes seja apresentada publicidade ilegal (como publicidade a bebidas alcoólicas). Mas claro, que nada disso terá grande resultado, surpresa das surpresas, as pessoas introduzirem datas de aniversário falsas. Algo que o Instagram promete combater no futuro com um sistema não especificado de AI que promete detectar essas situações e "exigir provas adicionais" da sua idade, sem também dizer como, ou quais.

Numa altura em que se podem criar rostos virtuais realistas, o processo de criar contas falsas verosímeis torna-se ainda mais fácil para quem as faz, e mais complicado de detectar para quem as quer combater. Perguntar a idade acaba por ter efeito idêntico ao dos sites para adultos que se limitam a apresentar o popup "carregue aqui se nos quer dizer que tem mais de 18 anos e desculpe lá o incómodo".

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)