2021/08/01

Vacinas Covid-19 podem não ser suficientes para o "regresso ao normal"

Com a vacinação dos portugueses a prosseguir a bom ritmo, chegam relatos preocupantes de que a vacina Covid-19 poderá não ser suficiente para o desejado regresso à normalidade.

A pandemia Covid-19 veio transformar por completo os hábitos de todo o mundo. Coisas que há um par de anos eram tão normais que nem sequer mereciam reparo, como feiras, festivais, exposições com milhares de pessoas amontoadas, etc. etc. tornaram-se numa memória distante que agora incita pensamentos "mas como é que era possível fazer-se aquilo"? Só que, numa altura em que se pensava que a vacinação iria permitir o regresso a essa normalidade, começam a surgir casos que indicam que essa normalidade poderá não estar tão próxima quanto se desejava.

Nos EUA os investigadores estão a analisar um num novo foco de casos de Covid-19, que surgiu numa comunidade onde a população já estava vacinada. Um cenário que fez com que a localidade avançasse com os festejos de 4 de Julho sem máscaras, e que agora pode colocar os travões nas intenções de que os vacinados poderão dispensar por completo o uso das mesmas.

Apesar das vacinas (que têm praticamente eliminado os casos graves), as pessoas podem continuar a actuar como focos de disseminação dos vírus mesmo depois de vacinadas, e com as novas variantes a trazerem todo um novo conjunto de dificuldades. Pelo que, apesar dos desconfinamentos, a recomendação continuará a ser a utilização de máscara após a vacinação. E, como muitos antecipavam, é bem provável que a vacinação contra Covid-19 venha a ser algo que obrigue a um reforço anual com a actualização para as novas variantes que forem surgindo. A parte positiva é que, perante este cenário, haverá muito mais incentivos para que seja desenvolvida uma "vacina universal" que possa vir a proteger contra todas as variantes, actuais e futuras - algo em que muitos investigadores trabalham há anos, e que nalguns casos já tem originado resultados promissores.

6 comentários:

  1. Quando vens à procura de notícias frescas e relevantes sobre tecnologia e.....
    Desilusão.

    ResponderEliminar
  2. Estas "notícias" já chateiam.
    Há muito que é do conhecimento públic que não existe imunidade de grupo porque a vacina só previne casos graves, ou seja a pessoa vacinada pode ficar doente e transmitir a doença.

    ResponderEliminar
  3. Pior do que isto tudo é que não se conhecem os efeitos destas vacinas *experimentais* a longo prazo.
    O próprio inventor da vacinação mRNA já veio a público dizer que nos EUA estão a viver o pior cenário possível - nas pessoas vacinadas o vírus multiplica-se mais depressa. Ver: antibody dependency enhancement. E as grandes farmacêuticas sabem disto.
    Trata-se de vacinas *experimentais*. Sempre quero ver os efeitos daqui a uns tempos.
    É por estas e por outras que não é boa ideia seguir as "recomendações" dos governos.

    E o pessoal por cá a fazer fila para ser vacinado...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se só há 2% de probabilidade de ter sintomas graves, não vejo qual a necessidade de andar a vacinar toda a gente. E cada vez de forma mais coerciva.

      Eliminar
    2. Para terminar, se as vacinas não funcionam a 100%, não faz sentido obrigar ao "passaporte de vacinas". A não ser que seja um pretexto para ter mais controlo sobre o indivíduo.

      Eliminar
    3. Menos barulho SFF

      Can the new COVID-19 vaccines cause ADE?
      Neither COVID-19 disease nor the new COVID-19 vaccines have shown evidence of causing ADE. People infected with SARS-CoV-2, the virus that causes COVID-19, have not been likely to develop ADE upon repeat exposure. This is true of other coronaviruses as well. Likewise, studies of vaccines in the laboratory with animals or in the clinical trials in people have not found evidence of ADE.

      Eliminar