2021/08/31

XPeng Voyager X2 inicia testes de alta-altitude

O veículo de transporte aéreo autónomo Voyager X2 da Xpeng já começou os testes a alta altitude e em condições atmosféricas mais complicadas.

A XPeng chinesa não tem apenas automóveis eléctricos que andam com as rodas no chão e querem competir com a Tesla. A empresa está também de olhos postos nos sistemas de transporte aéreo autónomos do futuro, que basicamente podem ser equiparados a drones gigantes capazes de transportar várias pessoas.

O Voyager X2 é um desses veículos e já iniciou uma nova fase de testes em que se está a avaliar a sua capacidade de voar a cerca de mil metros de altitude, e também sob condições atmosféricas adversas. Precisamente por isso, é também a primeira vez que o Voyager X2 está a utilizar um cockpit fechado.
Este mega-drone feito em fibra de carbono tem um peso de 395 kg e capacidade para transportar dois passageiros e uma carga máxima de de 200 kg, podendo operar tanto em modo manual como completamente autónomo, com autonomia de 35 minutos e uma velocidade máxima de 130 km/h; características que o tornam perfeito para viagens rápidas de curta distância, e podendo levantar e aterrar de espaços como um parque de estacionamento de automóveis convencionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)