2021/09/29

Apple diz que efeito "jelly scrolling" no iPad mini é normal

Procurando evitar polémicas que pudessem levar à devolução de iPads mini, a Apple limita-se a dizer que o efeito "jelly scrolling" visível no iPad mini é perfeitamente normal.

Recentemente falamos de que o novo iPad mini da Apple sofre do efeito de jelly scrolling visível quando se tem o iPad na vertical. E agora a Apple vem dizer que este é um efeito perfeitamente normal nos ecrãs LCDs, o que acaba por ser apenas "meia-verdade".

É de facto verdade que esse efeito é normal nos LCDs, devendo-se à forma como o ecrã é actualizado, linha a linha, e com essa actualização a causar este tipo de efeitos quando se está a usar o ecrã em orientações diferentes da do sentido da actualização do ecrã. No entanto, o que a Apple convenientemente se esquece de referir, é a de que há ecrãs e ecrãs, e bastaria olhar para outros ecrãs LCDs de outros iPads, onde esse fenómeno não é tão notório como neste novo iPad mini.

Quem quiser pôr à prova o seu ecrã pode recorrer ao excelente site de testes de ecrãs Testufo, que tem precisamente um dedicado a testar este efeito "jelly scrolling"; que pode ser visto em diferentes orientações. Na maioria dos casos este teste irá revelar que o ecrã sofre de jelly scrolling mesmo que tal não seja perceptível com conteúdos normais. Noutros casos, como no iPad mini, apenas confirmará aquilo que já é visível sem recurso aos testes.

3 comentários:

  1. Não é defeito... é feitio XD
    Por algum motivo não compro produtos logo no seu lançamento.
    Já foi o que foi com o Cyberpunk e eu tinha comprado.

    ResponderEliminar
  2. Espero que o meu próximo tablet Xiaomi Pad 5 não sofra do mesmo mal pois foi muito mais caro que qualquer iPad que tenha cá em casa :P

    ResponderEliminar