2021/09/23

Notícias do dia

Bosch procura 100 voluntários para testar tecnologia de motos em Braga; Microsoft apresenta Surface Duo 2 dobrável; iOS 15 com adopção mais lenta que iOS 14 e perde funcionalidades no iPhone X e mais antigos; como o FSD beta da Tesla lida com peões e ciclistas; e professores têm que se adaptar às novas gerações que não percebem "pastas" ou "directorias".

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo gadget da semana que te pode valer um oxímetro de dedo CocoBear.

Android com controlo via expressões faciais

A Google está a fazer algumas funcionalidades que até agora eram exclusivas dos Pixel a todos os Android. Entre elas está o Heads Up, que alerta os utilizadores se detectar que os mesmos estão a caminhar num passeio ou estrada e estão a passar demasiado tempo a olhar para o smartphone em vez de olhar para onde vão.

Funcionalidades que se juntam ao reforço das opções de acessibilidade, com possibilidade de controlo do smartphone com expressões faciais e movimentando os olhos, que possibilitarão o uso de dispositivos Android a pessoas com mobilidade reduzida sem necessidade de investir em dispendiosos interfaces adicionais.




Tempo de espera para chips aumenta para 21 semanas

O cenário de escassez de chips continua sem fim à vista, e atinge novos recordes no tempo de espera para obter chips nalgumas indústrias. No sector automóvel o prazo de entrega aumentou para um novo máximo histórico: 21 semanas.

Posto de outra forma, é o equivalente a precisarem de chips para "agora", mas o fornecedor dizer que só os pode entregar daqui a 5 meses! Por este andar, alguns sectores só começarão a receber chips quando os da próxima geração já estiverem quase a chegar.


Google TV chega a mais países - mas Portugal ainda não

A Google está a expandir o seu Google TV a mais países, e a disponibilizar uma app de controlo remoto para o smartphone que facilitará a utilização do serviço.

Infelizmente, embora o serviço passe a estar disponível em países com a Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Suiça e Espanha, Portugal continua a estar fora da lista - sendo necessário aguardar pela próxima ronda de expansão do serviço para ver se somos contemplados.


Google Driving Mode vai ter lançamento automático quando se entra no carro

A Google está a trabalhar no sentido de permitir a activação automática do "Driving mode" nos Android quando se entra no carro - uma funcionalidade para o qual muitos recorrem a automações criadas por si, como usando tags NFC ou rotinas em programas como o Tasker. Neste caso, o plano da Google é fazer a activação através do Bluetooth, quando o smartphone se liga ao sistema mãos livres do carro, e que também trata do problema.

Nos iPhones já falamos de algo idêntico, usando as automações possíveis através do Shortcuts do sistema, para arrancar automaticamente uma app como o Waze, embora se tenha que usar uma técnica alternativa para escapar à pergunta de confirmação manual que ocorre quando se usa uma acção Bluetooth.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia:O ELIZA foi um dos primeiros programas de inteligência artificial, criado em 1964, que era capaz de manter uma conversação aparentemente natural com o utilizador; e recorrendo a alguns subterfúgios quando não sabia como lidar com o que o utilizador dizia, como pegar em algo que tinha sido dito anteriormente e escapando com um "Há pouco tinha falado sobre 'X', o que acha disso?" ou algo idêntico.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)