2021/09/18

Primeiro lote de satélites Starlink laser já no espaço

Depois de um interregno nos lançamentos, a SpaceX enviou o primeiro lote de satélites Starlink com comunicações laser para o espaço.

Se estavam a estranhar não ter havido os lançamentos regulares dos satélites Starlink nas últimas semanas, isso deveu-se ao facto da Starlink estar a preparar uma nova versão dos mesmos. Os satélites v1.5 vêm com uma grande novidade: a capacidade de poderem comunicar directamente entre si usando lasers.

Curiosamente, ainda há poucos dias falamos de um sistema de ligação laser da Google. Mas no espaço este tipo de sistema tem uma eficiência ainda maior, livre das interferências da atmosfera; dando à constelação Starlink a capacidade de dispensar estações terrestres se necessário, e garantindo uma cobertura verdadeiramente global sem depender dessas estações em pontos estratégicos espalhados pelo mundo.
Este lote de 51 satélites foi lançado para o espaço por um Falcon 9 que já tinha voado dez vezes(!) igualando o recorde já detido pela SpaceX. E com o processo de envio dos satélites a ser retomado, não irá demorar para se ter oportunidade para bater este recorde - embora, o que por agora todos estejam mais interessados em ver, é um protótipo da Starship a chegar ao espaço.



2 comentários:

  1. Quando o céu estiver cheia de lixo de uma starlink falida, lá se vai o plano de fuga do Elon

    ResponderEliminar
  2. A referência que é feita no artigo à Google não é descabida, uma vez que ela é um dos investidores da Starlink.

    ResponderEliminar