2021/09/12

Yandex enfrentou maior ataque DDoS na internet russa

A Yandex, que pode ser descrito como a Google da Rússia, foi alvo do maior ataque DDoS já registado na Rússia, e que se terá mantido durante duas semanas.

Quando se houve falar de Rússia e DDoS, normalmente é por suspeita de que o ataque tivesse tido origem na Rússia; mas desta vez temos o oposto, com a empresa russa a ser o alvo - mas dizendo que não chegou a afectar o seu funcionamento normal, pois a sua infraestrutura foi capaz de rebater o ataque. No entanto, não foi revelado qual a escala do ataque, sendo apenas referido que a Cloudflare validou que tinha sido um novo recorde na região, suspeitando-se de uma nova botnet chamada Meris que conta com milhares de dispositivos infectados na região do Báltico.

O ataque poderia querer pôr à prova a capacidade de "RuNet", o segmento de internet que a Rússia criou e que pode ser desligada do resto da internet, como forma de se proteger contra ciberataques externos, ou para corte radical com serviços do resto do mundo - no entanto isso de pouco servirá se o ataque DDoS vier de dentro da sua própria rede.

A Cloudflare enfrentou um ataque DDoS de 17 milhões de pedidos por segundo em Julho, e a AWS registou um ataque de 2.3 Tbps no início do ano passado. Por isso, permanece a curiosidade em saber quais os números deste ataque à Yandex, para saber como se comparam.

Actualização: já se sabe, foram 21.8 milhões de pedidos por segundo!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)