2021/10/02

App Autenticação.Gov impede actualização para Windows 11

Com o Windows 11 prestes a chegar (a 5 de Outubro), muitos portugueses arriscam-se a ser surpreendidos por um erro durante a actualização se tiverem a app Autenticação.Gov instalada.

Embora o caso já tenha sido detectado e reportado desde o início de Agosto pelos utilizadores que estavam a testar a versão beta do Windows 11, o caso ainda não foi corrigido e arrisca-se a causar grandes frustrações a partir do dia 5 de Outubro a quem se apressar a fazer a actualização do Windows 10 para o Windows 11.

A origem do problema é igualmente caricata, devendo-se à utilização da letra acentuada "ó" em "Chave Móvel Digital Key Storage Provider" que é o nome usado pelo instalador da app no registo de chaves de segurança no Windows - algo que parece ser suficiente para causar um erro de ecrã verde no Windows 11! (Parece-me um mau prenúncio que, num sistema operativo do século XXI, uma letra acentuada possa fazer crashar o sistema completamente.)

Infelizmente, apesar de já se terem passado semanas desde que o caso foi reportado, a MS não dá qualquer garantia de que a versão de lançamento do Windows 11 irá estar corrigida. Pelo que, se forem utilizadores da app Autenticação.Gov e não quiserem desinstalar a app, o melhor será adiarem a instalação do Windows 11 até que fique assegurada a sua compatibilidade.

6 comentários:

  1. WTF como é possível. Eu pronto a dizer mal do governo e afinal a Microsoft faz uma coisa destas.

    ResponderEliminar
  2. Pelo menos na versão preview não tive problema nenhum em instalar (tenho a app autenticação.gov)

    ResponderEliminar
  3. Tendo em conta que até os endereços www podem ser acentuados já a alguns anos...

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  5. Tenho a aplicação de autenticação Gov instalada, funciona tanto com o leitor de cartão como com a CMD. O Windows 11 a correr na perfeição e tudo a funcionar.

    ResponderEliminar
  6. Acredito que se possa atualizar para o windows11 e depois instalar a APP autenticação.gov. Pelo que percebi do artigo, o problema dá-se quando se tenta atualizar o windows 10 para o 11 com a APP instalada no 10...
    Solução de recurso: desinstalar APP do windows10 > atualizar para windows 11 > instalar APP no windows 11...

    ResponderEliminar