2021/10/05

Facebook explica falha que o fez desaparecer da internet

A 4 de Outubro o Facebook sofreu uma das suas falhas mais catastróficas, desaparecendo literalmente da internet, a par de todos os seus serviços (Instagram, WhatsApp, etc.) e agora explica o que se passou.

Milhões de pessoas entraram em pânico ao descobrirem que o Facebook, WhatsApp, Instagram, e outros serviços que dependiam dele (como os que fizessem login através dele) não estavam a funcionar; em muitos casos até associando que o problema do Facebook não estar acessível era equivalente a não se ter acesso à internet. Foram também surgindo relatos caricatos, de como até os próprios funcionários do Facebook estariam a ser impedidos de aceder às instalações, com os serviços de autenticação a estarem também inacessíveis.

Embora sem entrar em detalhes técnicos (terá sido alguma falha assim tão vergonhosa?) o Facebook já veio revelar que o problema estava de facto relacionado com o routing (BGP) entre servidores, que fez os seus serviços ficarem inacessíveis; e também revelar que, como a falha afectava os sistemas de forma global, as próprias equipas responsáveis por lidar com estes problemas ficaram impossibilitadas de usar as ferramentas internas, o que fez com que a falha se mantivesse durante várias horas.

O Facebook diz também que a origem do problema foi a alteração errada de uma configuração, o que pelo menos descarta a teoria de que poderia ter sido um ataque externo em larga escala ao sistema de routing que governa a internet; e que por vezes já tem sofrido interferências, fazendo com que grande parte do tráfego mundial possa dar "uma grande volta".


Actualização: O Facebook já divulgou mais alguns detalhes.

3 comentários:

  1. Alguém deve ter ficado com as orelhas em brasa! 😂😬

    ResponderEliminar
  2. Continuo sem perceber como é que se deixou este cancro comprar o instagram e whatsapp. Têm o domínio completo das redes sociais... Um monopólio como nunca vimos anteriormente.

    Matam e roubam ideias de outros serviços. É ridículo.

    Gostava tanto que o instagram e Facebook tivessem uma alternativa que matasse por completo. O whatsapp pronto... Já existem alternativas.

    ResponderEliminar
  3. Tiago, um dia será dia... Tudo passa de moda, até virem outras modas.

    ResponderEliminar