Leilão 5G em Portugal chega ao fim; Google Maps com percursos de bicicleta em Portugal; Google revela Android 12L para tablets e dobráveis; estudantes chineses processam Apple por não incluir carregador nos iPhones; e certificados digitais Covid-19 falsificados com facilidade.
Antes de passarmos às notícias, temos o passatempo gadget da semana que te pode valer um anel de luz LED para melhorar fotos e vídeos.
LinkedIn lança serviço de freelancing
Para além de ser um site de procura e oferta de emprego, o LinkedIn avança agora para o sector de trabalhos freelance, permitindo que os utilizadores respondam a ofertas directas para fazer diversos projectos que sejam publicados no seu marketplace.Esta plataforma já estava a ser testada de forma limitada nos EUA desde o início do ano, mas ainda assim tendo conseguido conquistar 2 milhões de utilizadores dispostos a fazer trabalhos - utilizadores que poderiam já usar outras plataformas como o Fiverr, Upwork e outros. Considerando o cenário de perda de empregos com devido à pandemia Covid-19 e desejo de grande parte das pessoas de trabalhar remotamente a partir de casa, esta expansão tem todas as condições para ser um sucesso.
Teslas ganham live streaming das câmaras
Depois do Sentry Mode que permite gravar em vídeo actividade detectada em redor do veículo quando está estacionado, os Tesla ganham a capacidade de ver remotamente o que se passa em redor do carro mesmo quando se está longe. A nova funcionalidade "Sentry Mode Live Camera Access" permite aceder às câmaras em directo a qualquer momento, quando o carro está parado. Uma funcionalidade que a Tesla diz que permite aos condutores verem se há alguma coisa suspeita antes de se dirigirem aos seus carros.Estranhamente, por agora esta capacidade (que fica associada à subscrição do acesso à internet) parece estar apenas disponível na app da Tesla para iOS, mas é de imaginar que rapidamente também seja disponibilizada na versão Android. É também possível "falar" usando as colunas do carro, algo que Elon Musk diz que é bom para pregar partidas.
Adobe facilita criação de Deepfakes
Há muito que vamos referindo que a criação de deepfakes começou por ser algo extremamente complexo e apenas ao alcance de algumas pessoas com conhecimentos técnicos, mas que com o passar do tempo se vai tornando cada vez mais acessível por conta de ferramentas que facilitam a tarefa. É precisamente isso que a Adobe faz com o seu Project Morpheus, replicando em vídeo a manipulação que já permitia fazer em imagens estáticas.
Curiosamente - ou não - a Adobe tem a preocupação de nunca referir que é uma ferramenta de "deepfakes", embora na prática, o seja.
Rússia vai usar SpaceX para enviar cosmonautas para o espaço
Depois dos EUA terem ficado dependentes da Rússia para transportarem os seus astronautas até à ISS (tendo ficado sem essa capacidade após o encerramento do programa Space Shuttle), eis que se prepara um momento de viragem, sendo a agência espacial russa que está a considerar recorrer à SpaceX para enviar os seus cosmonautas para o espaço.A situação levanta bastantes questões, já que Dmitry Rogozin, director da Roscosmos, tem por hábito tecer duras críticas à empresa norte-americana. Mas pode dar-se o caso de ter simplesmente chegado a um ponto em que a verdade dos números fala mais alto, com a SpaceX a conseguir fazer lançamentos que custarão uma fracção dos lançamentos russos, graças aos seus foguetes Falcon reutilizáveis.
Curtas do dia
- UE vai abrir investigação à aquisição da ARM pela Nvidia
- CEO da Activision aceita corte no salário de 155M para 62K
- Hackers roubam 130M à Cream Finance - pela terceira vez este ano
- GitHub diz que 30% do código escrito é com a assistência AI do Copilot
- Facebook não conseguiu cumprir a sua própria fórmula para volume de contratações
Resumo da madrugada
- Coluna Sony GTK-XB72 a €189
- Leilão 5G em Portugal chega ao fim
- Tesla supera 1 bilião de dólares em bolsa
- Earphones BT Soundpeats TrueAir2 a €36
- Google revela Android 12L para tablets e dobráveis
- Google Maps com percursos de bicicleta em Portugal
- Certificados digitais Covid-19 falsificados com facilidade
- Raspberry Pi Zero 2 W com mais desempenho no mesmo formato compacto
- Canon PowerShot PX quer ser o fotógrafo de família para todas as ocasiões
- Estudantes chineses processam Apple por não incluir carregador nos iPhones
Curiosidade do dia: A Nvidia GeForce 256 foi a primeira placa gráfica com GPU e vinha com 32 MB de memória. Actualmente, uma placa gráfica como uma RTX 3090 vem com 24 GB de memória - o equivalente a 750 placas GeForce 256.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)