2021/10/23

Nova rede social de Trump é cópia ilegal do Mastodon

A nova rede social de Trump é uma cópia do software open-source Mastodon, mas está ilegal por não cumprir com os requisitos para a sua utilização.

Trump não está a ter grande sucesso em se fazer notar na internet através das suas próprias plataformas. Inicialmente prometeu uma "plataforma revolucionária" que acabou por ser um blog; e que à semelhança da maioria dos blogs, acabou por abandonar ao fim de um mês. Agora volta à carga com uma rede social chamada Truth Social, que teve a visão de pelo menos usar as coisas já existentes. Ou seja, em vez de reinventar a roda, está a usar o projecto open-source Mastodon, também usado por outras rede sociais alinhadas politicamente à direita, como a Gab.

Utilizar o Mastodon como base para a Truth Social foi uma excelente ideia (embora, para uma rede que pretende ser diferente das outras que silenciaram Trump, dedique bastante tempo a dizer que reserva o direito a censurar utilizadores, e a impedi-los de poderem recorrer ou processar o site). Falhou apenas em cumprir com os requisitos da licença AGPLv3 que o Mastodon utiliza, e que têm como exigência que todos os projectos feitos com o seu código tenham que disponibilizar o seu próprio código fonte como open-source. Algo que a Truth Social não só não faz, como se esforçou por fazer precisamente o oposto, tentando esconder todas as referências ao Mastodon, e dizendo que se trata de uma plataforma exclusiva e proprietária.

Em resultado disso, o grupo Software Freedom Conservancy (SFC) avança com a ameaça de um processo no caso da plataforma de Trump não cumprir com os requisitos da licença num prazo de 30 dias. Este grupo já tem tradição em perseguir as marcas que recorrem a software open-source nos seus produtos, e que depois se esquecem dessa parte de disponibilizar o código como open-source, como é exigido.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)