2021/06/07

Notícias do dia

Tesla cancela Model S Plaid+ dizendo que o Plaid normal já chega; Super Follow do Twitter quer ser alternativa ao Patreon e OnlyFans; App Store com 2% de apps fraudulentas que rendem milhões; Microsoft apresenta Windows "11" a 24 de Junho; Norton antivirus vai minerar Ethereum; Dogecoin sobe com a chegada à Coinbase - e ajuda de Musk; Drone Zino Mini Pro demonstra impressionante autonomia de 40 minutos; UC Browser apanhado a enviar informação para a China (novamente); e cientistas extraem lítio da água do mar de forma economicamente viável.

Antes de passarmos às notícias, já temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer um tapete de rato XL RGB.

Jeff Bezos no primeiro voo tripulado da Blue Origin

Jeff Bezos revelou que ele e o seu irmão Mark irão acompanhar o vencedor de um leilão no primeiro voo tripulado da Blue Origin, marcado para 20 de Julho. É inédito que um voo inaugural seja logo feito com alguém que tenha pago um bilhete (que neste momento vai no valor de 2.8 milhões de dólares), mas talvez por isso Jeff Bezos queira assegurar a sua completa confiança na cápsula New Sheppard, estando também a bordo - e, no processo, tentando obter algum necessário mediatismo para fazer face aos sucessos da SpaceX, que tem transportado astronautas de e para a Estação Espacial Internacional (ISS), e feito lançamentos rotineiros a cada poucas semanas para lançar satélites Starlink.

Seja como for, o mundo estará bem atento no próximo dia 20 de Julho, para ver que tal corre o lançamento que levará a bordo o mais valioso passageiro alguma vez já lançado para o espaço. (Teria piada se acabasse por ser Elon Musk a ganhar o leilão e a acompanhar Bezos neste voo inaugural...)


Donald Trump encerra blog

Donald Trump junta-se à maioria das pessoas que já teve um blog: encerrando-o apenas um mês após o ter iniciado. Tendo sido banido das principais redes sociais que lhe permitiam alimentar exércitos de bots a postos para espalhar as suas mensagens e fomentar polémicas, Trump anunciou que iria voltar com uma "plataforma" com a qual chegaria a todos os seus seguidores. Mas essa plataforma acabou por ser um mero blog, e Trump descobriu, como todo e qualquer aspirante a blogger, que não é fácil conquistar leitores e seguidores, nem mesmo quando se é um ex-presidente dos EUA.

Trump fecha o seu blog, mas seguramente não irá desaparecer de cena, até porque o Facebook já anunciou que, apesar de actualmente estar banido da sua plataforma, o caso será revisto daqui a um par de anos, potencialmente permitindo que Trump possa voltar a ter voz no Facebook a tempo das próximas eleições presidenciais nos EUA.


Países do G-7 tentam imposto mínimo de 15% para empresas

Os países do G-7 estão a tentar resolver o sarilho em que eles próprios se colocaram, e que tem permitido às grandes empresas manobrarem os seus lucros de forma a escaparem aos impostos. Agora, tentam colocar em cima da mesa uma proposta para que todos os países apliquem uma taxa mínima de 15% sobre os lucros das empresas; tentando evitar os "paraísos fiscais" que atraem empresas com impostos reduzidos (ou até inexistentes durante uma série de anos).

Veremos se a medida resulta e permite uma melhor distribuição das empresas pelos países, dispensando a necessidade de abrirem sedes neste ou naquele país, e para lá canalizarem a facturação de forma a pagarem o mínimo possível.


Fogos.pt com teste Mariana

Se têm a app do Fogos.pt - algo recomendado tendo em conta a época que se aproxima - não fiquem alarmados no caso de terem recebido uma notificação. A app enviou hoje uma notificação, mas era apenas uma notificação de teste para confirmar que tudo funcionava como previsto e que, como não podia deixar de ser, não deixou escapar a oportunidade para utilizar o teste mais mediático do ano: o "Teste Mariana - Recebeste?"

Resta-nos esperar que este ano se tenham poucas oportunidades para receber notificações a sério desta app. Podem encontrar o Fogos.pt na web, ou em versão app para Android e para iOS.

Curtas do dia


Resumo da madrugada - versão expandida (fim de semana prolongado)








Curiosidade do dia: Embora o primeiro processador de texto para microcomputadores tenha sido o Electric Pencil de 1976, foi o WordStar de 1978 que se viria a tornar no primeiro processador de texto de sucesso, antes de ser superado pelo Microsoft Word, anos mais tarde.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)