2021/11/24

Apple muda para modem 5G próprio em 2023

A Apple deverá começar a usar os seus próprios chips 5G em 2023 produzidos pela TSMC em processo de 4nm.

Desde a sua "zanga" com a Qualcomm que a Apple tem procurado alternativas para os chips de comunicações nos iPhones (agora 5G), tendo até a certa altura contactado a Intel para que criasse uma alternativa. A aposta na Intel falhou, sendo que a Apple acabou por comprar essa divisão para iniciar o desenvolvimento dos seus próprios chips modem, tal como tem feito pelos SoC principais. Esse desenvolvimento teve início de 2019, e parece que finalmente veremos os frutos desse trabalho em 2023.

As últimas indicações referem que a Apple deverá fazer os testes dos seu primeiro chip 5G no próximo ano, usando uma tecnologia provisória de 5nm, com o objectivo de ter os seus modems 5G finais em 2023, já produzidos usando tecnologia de 4nm - que por essa altura já estará mais amadurecida, com melhores taxas de sucesso e preço mais económico.

No próximo ano também se espera que a Apple já dê o salto para os chips de 4nm principais nos iPhones, podendo transitar para os de 3nm no ano seguinte. Isto faz com que os iPhone "15" possam ter a dupla estreia dos chips principais de 3nm e o primeiro modem 5G concebido pela Apple. Veremos se a Apple consegue fazer no 5G o mesmo tipo de design de referência em termos de desempenho e consumo, como tem feito nos seus chips ARM.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)