2021/11/18

Caso Rittenhouse pede anulação por causa de compressão de vídeo

O caso Kyle Rittenhouse continua a dar que falar, com o advogado a insistir nas questões técnicas: agora quanto à compressão de um vídeo enviado por email.

Recentemente falamos do caso Kyle Rittenhouse, de um jovem acusado de ter disparado e morto um homem, por o seu advogado ter alegado que quando se faz zoom do vídeo num iPad a Apple utiliza "inteligência artificial" para criar coisas que não são reais. E agora temos nova coisa do género.

Desta vez o advogado de defesa pede a anulação do caso, devido a um dos vídeos, captado por um drone, ter sofrido compressão quando lhes foi enviado por email.

O vídeo original, usado pela acusação, tem 11.2 MB, enquanto que o vídeo que a defesa recebeu tem apenas 3.6 MB - devido à compressão que foi aplicada automaticamente ao ser enviado por email. Uma diferença que o advogado diz ser suficiente para penalizar a defesa e invalidar o caso. E isto porque originalmente o vídeo foi transferido entre equipamentos Apple usando AirDrop, com a qualidade total, mas depois foi transferido para uma das advogadas de defesa, com um Android, via email, com compressão.

Desconfio que o caso ainda vai terminar com o advogado a justificar que a compressão utilizada actualmente nos vídeos digitais utiliza imensas técnicas para reciclar blocos usados em frames anteriores para reduzir a quantidade de dados, e que por isso não estamos a ver a "realidade", mas sim uma compilação de blocos de pixeis que um codec achou serem suficientemente idênticos ao que deveríamos ver. E claro, depois também poderá por em causa a própria realidade, já que também estamos apenas a ver uma interpretação do mundo feita pelos nossos cérebros.

6 comentários:

  1. A América é o verdadeiro s*** show !

    ResponderEliminar
  2. Eh, eh... Parece uma novela mexicana.
    🥴

    ResponderEliminar
  3. Eu acho é que devia existir penalização por falta de bom censo/ estupidez como o desperdício de tempo nos tribunais com estas cenas.

    ResponderEliminar
  4. Esta situação não simplesmente por causa da compressão, os advogados defesa receberam um video com a pior qualidade e com resolução muito baixa 480x212 que não dava ver bem e durante a discução com juiz acerca disso, o advogado de acusação admitiu que tinha um versão com melhor resolução (1920x844) a do video entega a defesa. Existe uma captura do computador usado pelo advogado de acusação com handbrake e format factory indicado a possbilidade de o advogado de acusação ter fornecido o video de pior qualidade intencionalemnte. Detalhes: https://heavy.com/news/handbrake-rittenhouse-video/

    ResponderEliminar
  5. Tão bom saber a história toda.

    RittenCasa declarado inocente.
    Importa saber a história toda sem manipulação dos média.

    Público: Homem declarado inocente após ter matado 2 apoiantes do BLM e ferido outro.

    ResponderEliminar
  6. Este caso ficou decidido, pela inocencia do Kyle, na passada sexta-feira.

    ResponderEliminar