2021/11/23

Notícias do dia

Android 11 ainda não atingiu 25% dos equipamentos activos; Look to Speak já está disponível em português; Everrati converte clássicos em carros eléctricos; Google e Facebook fomentam "clickbait" ao pagar pela publicidade em sites abusivos; e tecnologia facilita vidas mas também resulta em Idosos cada vez mais monitorizados remotamente.

Antes de passarmos às notícias, temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer um rato Trust Gaming GXT 970 Morfix.

Amazon e Apple multadas em 200 milhões de euros em Itália

A Amazon e Apple levam com mais uma multa europeia, desta vez com origem em Itália, a propósito da concertação de preços e limitação da concorrência.

O caso diz respeito à venda de headphones Beat da Apple, que a Apple combinou vender apenas através da Amazon e outros vendedores que assegurassem um stock de vários milhões de dólares, e com preços combinados. O caso em Itália resultou neste multa milionária, mas existem outros casos idênticos a decorrer noutros países, como Alemanha e Espanha, pelo que ambas as empresas poderão assistir a multas adicionais.


Google Messages já aplica reacções do iMessage

A Google já está a fazer chegar aos utilizadores a versão do Google Messages que é capaz de transformar as reacções do iMessage em emojis em vez das habituais mensagens de texto.

A actualização será apreciada por todos os que ainda fazem comunicações via SMS entre Android e iPhones - situação que também poderá ser evitada usando um qualquer outro serviço de mensagens. Algo que, a longo prazo, inevitavelmente acabará por penalizar a Apple (que melhor faria em lançar um "iMessage" para Android, e assegurar uma posição confortável neste campo dos messengers, em vez de deixar os utilizadores fugirem para esses serviços para comunicações mais cómodas com pessoas que não têm iPhones).


Exclusividade Windows Qualcomm prestes a terminar

Até agora, procurar um computador Windows com chip ARM implicava usar forçosamente um chip da Qualcomm, mas isso está prestes a terminar.

O contrato de exclusividade Windows Qualcomm está a chegar ao fim, e com isso a plataforma Windows passa a estar aberta a outros fabricantes de chips ARM que quiserem entrar neste sector. Algo que acabará por ser inevitável face à transição que tem sido feito pela Apple nos seus Macs com chips M1, que têm demonstrado valores de referência em termos de desempenho e eficiência - coisa que não poderá ser ignorada no campo dos "PCs".


Sony patenteia tampas da PS5

A Sony já conseguiu a patente para as tampas da sua PS5, e com isso deverá intensificar o seu combate a todas as empresas que se têm aventurado a tentar lançar tampas em cores alternativas.

Só que poderá ser um esforço completamente inútil, já que - como a Dbrand demonstrou recentemente - não será difícil a estas empresas criarem tampas com formato ligeiramente diferente, que até podem ser mais apelativas, e contornar a patente da Sony. Talvez a Sony, que até tem a seu favor o bónus de facilitar a expansão do SSD na PS5 pelos utilizadores, se deva concentrar apenas em garantir um stock de PS5 para que os clientes as possam comprar sem esperar meses, e deixar-se de andar a perseguir tampas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Zenith foi uma das marcas que acompanhou a revolução inicial dos PCs, sendo criada em 1979, mas não resistindo às décadas. Viria a ser absorvida pela Packard Bell e NEC em 1996.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)