O OBS Project é o mais popular software open-source para gestão de streaming de vídeo. A Streamlabs é uma empresa que pega nesse software open-source, lhe aplica a sua marca e uns pequenos retoques, e o vende como produto (e até o site na web é uma cópia do original). Recentemente, a Streamlabs pediu autorização formal para poder usar o nome OBS, coisa que os gestores do projecto recusaram, dizendo que não queriam criar ainda mais confusões: há muitos clientes do Streamlabs OBS que depois se dirigem ao projecto para fazer reclamações, quando eles não têm nada a ver com o assunto. Apesar disso, a Streamlabs avançou com um pedido de marca registada contendo OBS.
We’re often faced with confused users and even companies who do not understand the difference between the two apps.
— OBS (@OBSProject) November 17, 2021
Support volunteers are sometimes met with angry users demanding refunds. We've had interactions with several companies who did not realize our apps were separate.
Despite these actions by Streamlabs, the OBS Project will continue to provide free, open software and tools for everybody.
— OBS (@OBSProject) November 17, 2021
We will continue to support our users, the community, and our amazing developers for their hard work.
Felizmente, desta vez, o peso dos utilizadores do projecto - e também de alguns streamers que têm dado a cara pela versão da Streamlabs e ameaçaram parar de o fazer se a situação não fosse resolvida - fez com que a Streamlabs recuasse, agora dizendo que não irá utilizar o nome OBS no seu produto.
— Streamlabs (@streamlabs) November 17, 2021O Projecto OBS também critica a Streamlabs por, apesar de estar obrigada a disponibilizar o seu Streamlabs OBS como open-source, por força da licença utilizada, fazer todos os possíveis por dificultar isso. Enquanto outros acusam a empresa de ter um longo historial de uso a abuso de projectos open-source.
Portanto, quando estiverem a procurar por um software para as transmissões e streaming, façam questão de usar o OBS Studio original, e não uma versão re-empacotada e embrulhada, a pagar.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)