2021/12/22

Ladrões usam AirTags para localizar carros a roubar

Os AirTags da Apple estão a ser subvertidos para o efeito oposto ao desejado, sendo usados por ladrões para localizarem as suas potenciais vítimas.

Uma notícia em que o dono de um carro descobrisse o seu carro roubado usando um AirTag, seria algo esperado e "comum". Infelizmente, nos EUA e Canadá (e seguramente noutros países em breve, se ainda não for o caso) o que se tem assistido é exactamente ao oposto. Têm havido cada vez mais casos de pessoas que descobrem que ladrões estão a tentar localizar os seus carros usando AirTags escondidos no veículo.

O método é o seguinte: os ladrões vêem um carro "desejável", que poderá ser um carro topo de gama ou outro que tenha bastante procura para peças, mas que está num local demasiado exposto; escondem um AirTag no automóvel; e com isso podem descobrir a rotina seguida pelo dono do carro e a localização da sua casa, onde potencialmente o poderão ir buscar à noite à porta de casa.
Este problema não é um exclusivo dos AirTags, podendo aplicar-se a qualquer outro localizador. Mas o seu tamanho reduzido, preço acessível, e imensa cobertura (ainda mais nos EUA, onde a Apple tem quase 60% de quota de mercado nos smartphones) tornam os AirTags bastante apelativos para esta função.

A Apple já implementou sistemas de alerta para o caso de se estar a ser seguido por um AirTag desconhecido, e é graças a isso que estes relatos têm acontecido - senão, seriam apenas mais um roubo sem que se fizesse ideia de como os ladrões estavam a encontrar os carros. Curiosamente, este mesmo sistema também acaba por ajudar os ladrões a detectarem a presença de um AirTag do dono do veículo, depois de o roubarem. E mais recentemente até lançou uma app para Android, mas que exige que o utilizador faça um scan manual de cada vez que suspeitar que possa estar a ser seguido secretamente.

Mas, infelizmente, e como a História tem demonstrado repetidamente, não há muito que se possa fazer para impedir que uma tecnologia útil para um fim legítimo, também auxilie quem a usa para fins ilegítimos.

2 comentários: