2021/12/23

LG mostra trono OLED e ciclismo virtual imersivo

A LG levou até ao CES mais alguns exemplos de como usar os seus ecrãs OLED curvos, num trono reclinável e para uma experiência imersiva de andar de bicicleta sem sair do sítio.

Para o "trono", a LG aposta num formato circular, onde um dos seus ecrãs OLED curvos de 55" se enquadra perfeitamente. E se a primeira foto nos faz pensar: "mas que pena o ecrã estar na vertical e arruinar a experiência de ver filmes", isso depressa se dissipa quando se vê o primeiro truque desta proposta. O ecrã é rotativo, ao estilo do seu (defunto) smartphone Wing, assim resolvendo o problema de apresentar os conteúdos na forma mais adequada.
Sinceramente, parece-me mais uma proposta vocacionada para tentar convencer uma companhia aérea a instalar algo idêntico na zona VIP dos seus aviões, do que algo que alguém possa ter em casa. Mas, se a evolução dos óculos VR for como a que se espera, tudo isto arrisca-se a tornar-se obsoleto nos próximos anos.

O outro projecto, talvez ainda mais interessante, é o do um sistema de passeios virtuais de bicicleta, que usam três ecrãs OLED curvos, posicionados na vertical, para criar uma "janela" para um mundo virtual.

Mais uma vez, parece o tipo de projecto que tem um alvo específico dedicado, os ginásios - ou particulares sem constrangimentos orçamentais - que procurem uma experiência diferente das bicicletas estáticas tradicionais (e assumo que o sistema terá as paisagens virtuais sincronizadas com a velocidade a que se pedala, senão lá se vai a ilusão que o sistema deveria criar).

Também neste caso o sistema corre o risco de se tornar obsoleto nos próximos anos, se os óculos de realidade virtual e realidade aumentada cumprirem com as expectativas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)