2021/12/23

Notícias do dia

Android 13 vai permitir escolher línguas diferentes para cada app; Apple partilha 10 dicas para o iPhone; Samsung e Adata mostram SSDs PCIe 5.0; Google suspende Hold For Me e Call Screen no Pixel 6 devido a bug; investigadores revertem "assinaturas" PhotoDNA de fotos para as imagens originais.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já está a decorrer o nosso mega-passatempo Natal 2021 - 31 dias de prendas no AadM. Participa e partilha!

Primeiro SMS vendido como NFT por €132K

Com tanta a coisa a ser posta à venda como NFT a preços exorbitantes, não admira que todos queiram entrar no sistema. Desta vez foi a própria Vodafone que vendeu o primeiro SMS como NFT, que atingiu 132 mil euros em leilão - com o valor obtido a ser doado à Agência de Refugiados das Nações Unidas.

O primeiro SMS foi enviado há 29 anos, por Neil Papworth para Richard Jarvis, na altura um executivo da Vodafone, com a mensagem "Merry Christmas" - tarefa que na altura não era fácil, pois os telemóveis não tinham forma de escrever texto (Neil usou um computador ligado a um para o fazer).


Japão inventa ecrã com sabores

Naquilo que se poderá considerar um anúncio com o pior timing de sempre, um professor japonês apresentou a sua invenção: um ecrã com capacidade para replicar múltiplos sabores, que os utilizadores poderão provar lambendo o ecrã.

Se se estivesse na era pré-Covid, até poderia parecer uma ideia curiosa e interessante (ou não - considerando que os nossos touchscreens já acumulam uma quantidade apreciável de germes e bactérias) mas nesta altura, a ideia de lamber um ecrã é algo que se torna profundamente desaconselhável, seja lá qual for o sistema de limpeza que seja prometido para manter aquilo em níveis de segurança aceitáveis.


Honor Magic V dobrável

Com a Huawei a ter revelado o seu P50 Pocket dobrável, que se vem juntar ao Mate X, é agora a vez de também a Honor entrar no segmento dos dobráveis. Por agora temos apenas uma imagem do Magic V, mas que faz antever que se trate de um modelo com o formato do estilo Mate X / Galaxy Z Fold, e não como o P50 Pocket / Z Flip.

Tendo em conta que a Honor tinha feito referências anteriores a não lançar um modelo dobrável porque teria um preço excessivo, resta agora aguardar para ver a que preço este Magic V chegará ao mercado, para ver se será tão acessível quanto se desejaria. Pelo menos, terá a vantagem de poder vir com os serviços e apps Google.


Amazon Fire TV com videochamadas Zoom


A Amazon apresentou recentemente as suas Fire TV com Alexa integrada, e agora adiciona a prometida funcionalidade de videochamadas via Zoom que tinha ficado ausente no lançamento. Como as TVs não têm câmara integrada (podemos imaginar a polémica que seria em termos de privacidade) será preciso adicionar uma webcam USB, o que torna a coisa um pouco menos prática, mas nada que não possa ser superado com facilidade. E, nesta altura de quase confinamento, poder fazer videochamadas a partir da TV da sala não deixa de ser uma proposta interessante para amigos e familiares manterem o contacto à distância.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O GeoCities foi lançado em 1994 e permitia a qualquer pessoa criar a sua própria página web de forma gratuita, podendo ser considerado um percursor das redes sociais. Foi comprado pela Yahoo! em 1999, quando era um dos serviços mais populares de toda a internet. Durou mais uma década, encerrando nos EUA em 2009 - embora no Japão tenha resistido até 2019.

1 comentário:

  1. NFT de um marco histórico 132k
    NFT de um macaco 2.5M

    De facto parece me lógico

    ResponderEliminar