2021/12/21

Notícias do dia

Tesla remove preço do Roadster e inexplicavelmente aplica baterias de 2017 aos Model 3 usados; Starlink domina velocidades de internet via satélite; Google Maps testa barra de atalhos de acesso rápido; Google termina vendas do Google Home Mini original; e Have I Been Pwned tem agora 847M de passwords comprometidas.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembro que já está a decorrer o nosso mega-passatempo Natal 2021 - 31 dias de prendas no AadM. Participa e partilha!

Xiaomi revela Xiaomi 12 a 28 de Dezembro

A Xiaomi já confirmou que vai apresentar a nova geração de smartphones Xiaomi 12 antes do final do ano.

Tanto o Xiaomi 12 como o Xiaomi 12 Pro virão equipados com o novo Snapdragon 8 Gen 1 da Qualcomm mas, pelo que se pode ver nas imagens apresentadas pela marca, cai por terra o rumor de que a Xiaomi iria adoptar um inovador sistema com ecrã com os quatro lados curvos, para 100% de área de ecrã sem margens visíveis - algo que, de resto, melhor seria adequado para um modelo da gama Mi Mix, que a marca tem usado para testar esse tipo de inovações.


Google Authenticator supera 100M de downloads na Play Store

Aos poucos, parece que as pessoas se vão mentalizando para a importância de activar os sistemas de autenticação 2-step, e isso é indicado pelo facto do Google Authenticator ter superado os 100 milhões de downloads na Play Store (estando também disponível na App Store para iOS).

A grande limitação do Google Authenticator, app que gera códigos únicos para validar o login após se ter introduzido a password, era o facto de não permitir a transferência dos dados para um novo smartphone - tornando o processo de trocar de smartphone numa grande dor de cabeça - mas isso ficou resolvido o ano passado, com um sistema que permite transferir os códigos, tornando-o bem mais prático de utilizar a longo prazo, e entre utilizadores que troquem de smartphone frequentemente.


TikTok acusado de copiar ilegalmente o OBS

O TikTok volta a dar que falar, desta vez por aparentemente estar a usar código copiado do OBS Studio na sua app de edição de vídeo Live Studio.

Embora o OBS Studio seja open-source, a sua licença GPL obriga que todos os produtos que quiserem usar o seu código tenham também que disponibilizar o seu código fonte, coisa que o TikTok não faz para o Live Studio. Um caso que se segue a outro incidente no mês passado, em que outra empresa que se dedica a revender uma cópia do OBS tentou obter a marca registada sobre o nome do produto que copia.


Amazon continua a dominar nos smart speakers

Segundo os dados da Strategy Analytics, a Amazon continua a dominar no sector dos smart speakers com a sua família de produtos Echo, mas a Google está a recuperar terreno.
A Amazon manteve a primeira posição com 10.4 milhões de unidades no terceiro trimestre (face aos 10.3 milhões do ano passado), mas a Google reduziu a diferença aumentando as vendas de 6.8 para 8.1 milhões, mantendo-se na segunda posição. Embora a Apple tenha conseguido duplicar as vendas para 4 milhões, mantém-se na quinta posição, atrás da Baidu e Alibaba.

Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O TikTok é a versão internacional do Douyin na China, app de partilha de vídeo que foi criada em 2016 em apenas 200 dias, e conseguiu acumular 100 milhões de utilizadores no seu primeiro ano. Actualmente (2021) já superou a marca dos mil milhões de utilizadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)