2021/12/09

Tesla criticada por permitir jogos em andamento

A Tesla está a ser acusada de contribuir para a distracção dos condutores, ao permitir jogos no ecrã central com o carro em andamento.

Apesar da Tesla fazer questão de referir que os condutores devem permanecer continuamente atentos à estrada enquanto usam o modo Autopilot, esses pedidos parecem entrar em conflito com outras actualizações que a empresa fez chegar aos seus automóveis, nomeadamente a de permitir que os seus jogos possam ser jogados com o carro em andamento.

Quando a Apple apresentou os jogos no seu sistema de infotainment, a coisa parecia não passar de mais uma curiosidade para mostrar aos amigos (assim como o "fart mode") - embora com enorme potencial a longo prazo, caso a Tesla vá transformando os seus carros numa plataforma ao estilo da Play Store e App Store, em que os utilizadores possam comprar apps e jogos. Esses jogos só podiam ser jogados com o carro imobilizado, como também acontece com outras coisas (como ver filmes), mas essa restrição foi removida há alguns meses.

Esta alteração pode ser facilmente explicada, para possibilitar que um passageiro possa usufruir dos jogos durante uma viagem mais longa - mas a questão é que, com os jogos a correrem no ecrã central, bem à vista da condutor, isso pode tornar-se num perigoso elemento de distracção. E acima de tudo, indo contra o objectivo que a Tesla apregoa, de que o condutor deverá manter a atenção na estrada.


Parece-me que é algo para o qual não há solução simples, a não ser usando um ecrã com sistema "duplo", que permita ao condutor ver uma coisa enquanto o passageiro vê outra, e nesse caso poderia mostrar o jogo ao passageiro enquanto mostrava o ecrã normal ao condutor - ou ecrãs adicionais para o passageiro e para os lugares traseiros.

1 comentário:

  1. Paragrafo 3, primeira linha, terceira palavra, deve-se ler Tesla em vez de Apple. Carlos, para tua verificação e correcção

    ResponderEliminar