2022/01/15

Apple abre pagamentos nas apps de dating na Holanda

A Apple vai acatar a obrigação de permitir um método de pagamento alternativo nas apps de encontros na Holanda, mas continuando a protestar contra a decisão.

A Apple tem visto as muralhas que ergueu em torno da App Store a desmoronarem-se, com um crescente número de países a exigir que permita que os developers usem formas de pagamento alternativas para as apps que colocam na App Store. É também esse o caso na Holanda - infelizmente por agora limitando-se ao sub-grupo das apps de encontros - e a Apple diz que vai permitir formas de pagamento alternativos, mas não abandonando a campanha de como isso é "mau para os utilizadores".

No final de 2021 o regulador Holandês exigiu que a Apple abrisse as portas a formas de pagamento alternativas, e é isso que a Apple irá fazer, depois de também já ter dito que iria permitir pagamentos alternativos na Coreia do Sul (mas nesse caso deixando no ar a possibilidade de continuar a cobrar comissões).

No entanto, para além da Apple já ter dito que iria apelar desta decisão, refere também que nestes casos dos pagamentos por meios externos, se colocará de parte de todas as questões relacionadas com isso, incluindo devoluções, subscrições, ou falhas nos pagamentos. Isso e que estes métodos alternativos "não são do interesse" dos seus utilizadores - pudera, pode dizer-se que é exclusivamente do seu próprio interesse garantir que recebem a sua comissão.

Enquanto a Apple vai combatendo esta decisão, seguramente já estarão a dar entrada dezenas de pedidos extra de outras apps e serviços a exigirem o mesmo direito de usarem formas de pagamento alternativos. E além dos tipos de apps, multiplique-se isto por dezenas de países europeus e do resto do mundo. As primeiras fendas nas muralhas dos pagamentos na App Store já foram feitas, agora é uma questão de tempo até que caiam por completo.


P.S. - E o mesmo com a Play Store, embora no Android a Google tenha a possibilidade de dizer que os developers estão livres de não usar a sua loja (que no entanto tem posição absolutamente dominante na plataforma).

P.S.2 - Confirma-se que a Apple quer continuar a cobrar comissão mesmo nos pagamentos feitos por métodos alternativos.

P.S.3 - A Holanda não aceitou que a Apple exigisse que os developers optassem exclusivamente por um ou outro método de pagamento, aplicando uma multa de €5M por semana.

6 comentários:

  1. O que ganha então a Apple em ter estas apps na sua loja?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente o mesmo que já ganha por lá ter apps gratuitas com as quais não ganha "nada".

      Eliminar
    2. Posso então fazer publicidade aqui no site sem receberes nada em troca?
      Posso colocar produtos à venda em supermercados sem que a casa receba algo em troca?

      Eliminar
    3. Os developers já pagam uma anuidade para poderem estar na App Store, não é uma obra de caridade.
      De resto, é do interesse da Apple ter lá as apps... quando a alternativa é não as ter e poder ser obrigada a permitir lojas de terceiros, como acontece no Android.

      Eliminar
  2. Vou ali chorar meia lágrima pela Apple e já volto...

    ResponderEliminar
  3. Resumindo, de acordo com o autor do post - a Apple tem direito a receber a anuidade dos developers para poderem estar na App Store, sem receberem nada em troca.
    A Apple tem direito a receber mais alguma coisa que me tenha escapado?
    A Apple ainda tem que agradecer por ter lá as apps sem cobrar comissões porque a alternativa é não as ter e ser obrigada a permitir lojas de terceiros - ou seja, os utilizadores compram o iPhone e vão comprar as apps a lojas de terceiros?
    E sabe-se se os utilizadores querem isso?

    ResponderEliminar