2022/01/23

EUA recomendam telemóveis descartáveis para Jogos Olímpico de Pequim

Os EUA e vários outros países estão a recomendar, e até a fornecer, telemóveis e portáteis "descartáveis" para os atletas que vão aos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim.

Os smartphones e portáteis costumavam ser vistos como uma mais valia para quem se deslocava a outro país, podendo facilitar as traduções, navegação, exploração, etc. Infelizmente, agora torna-se num receio de outro tipo de exploração.

Os EUA, Canadá, Suiça, Holanda e Suécia estão no grupo de países que está a aconselhar os seus atletas a não levarem os seus smartphones e portáteis para a China, em vez disso recomendando que utilizem dispositivos descartáveis, por receio de que os mesmos possam ser infectados com spyware que permaneça após o seu regresso. A China exige que todos os atletas instalem uma app oficial dos jogos olímpicos, que já revelou ter várias vulnerabilidades conhecidas, e isto sem se ter em conta outros meios de infecção - ao estilo do que acontecia com o spyware Pegasus do NSO Group.

O receio é de tal ordem que estes equipamentos irão ser destruídos após a sua utilização nos Jogos Olímpicos, o que não deixa de ser caricato para um mundo que, por outro lado, diz estar tão preocupado com as questões ambientais.


P.S. - Infelizmente, também podemos adicionar os EUA como destino para o qual será recomendável levar um smartphone descartável, já que não faltam casos em que os visitantes são obrigados a ceder os seus smartphones desbloqueados à entrada do país.

2 comentários:

  1. Já fui várias vezes aos estados unidos e nunca tive de entregar o telefone ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tens de fazer uns tweets antes de embarcar no avião a dizer que vais rebentar com aquilo tudo eheheh pode ser que tenhas sorte.

      Eliminar