O USB-C pode estar a demorar a impôr-se, mas dá mais um passo no sentido da universalidade, chegando às ferramentas eléctricas da DeWalt.
O USB-C prometia ser a ficha universal que nos simplificaria a vida, mas embora em muitas situações já faça isso, tem também sido atormentado por um amontado de versões e variações que por vezes resultam numa grande dor de cabeça ao não funcionar da forma que seria suposto. Mas pelo menos a nível do carregamento, poderemos estar perto da desejada unificação do USB-C "para tudo".
A DeWalt e outros fabricantes de ferramentas eléctricas estão a começar a adoptar o USB-C para o carregamento das baterias dos seus produtos. Isto inclui não só uma nova gama de produtos com baterias com fichas USB-C integradas, como adaptadores bi-direccionais USB-C PD 100W que permitem carregar as baterias de alta-potência, ou usar essas mesmas baterias para carregar outros dispositivos USB-C.
Embora seja um segmento específico, não deixa de ser mais uma coisa a considerar no momento de se comprar algum produto deste tipo. A possibilidade de poder a bateria que se usa num berbequim como power bank de grande capacidade capaz de carregar um smartphone dezenas de vezes, ou até um portátil, pode revelar-se atractiva - e sempre contribui para uma mais fácil utilização e transferência de energia.
E no processo, vai-se reduzindo a necessidade de usar carregadores específicos ou proprietários, o que por si só é uma grande vantagem, especialmente quando algum deles avaria.
2022/01/29
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Dessa é que não estava a espera mas acaba por fazer sentido se o usb-c consegue cumprir as exigencias de potencias das ferramentas de bricolage.
ResponderEliminarA gama Parkside (ferramentas do Lidl), já há algum tempo que carrega com USB C, o que é óptimo para carregar no carro por exemplo.
ResponderEliminarAlgumas!
EliminarPessoalmente tenho o ferro de soldar recarregável com carregador com ficha USB C (5 volts, logo 100% compatível).
Já o mini berbequim (tipo "Dremel") vem com carregador USB C cuja voltagem de saída é 12 volts.
Não há "coragem" (ou loucura) para o ligar ao telemóvel, obviamente.
Para quando vai ser aprovado universalidade das baterias, isso e que era de valor...
ResponderEliminar+1
EliminarE podiam estender essa universalidade de carregamento via USB-C a outros aparelhos, por exemplo a switch, routers, box, etc.
ResponderEliminarPorquê usar um carregador de 5V com tomada proprietária quando ja existem os de USB-C?