2022/01/20

Notícias do dia

Google termina contas G Suite gratuitas e enfurece utilizadores; Android 11 para Nvidia Shield chega com bugs e sem Plex; iSIM elimina o espaço ocupado pelo eSIM; AMD lança RX 6500 XT de 4GB e esconde artigo em que dizia que 4GB não chega para os jogos; e Apple lança campanha de "medo" contra App Stores alternativas.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixes de participar no nosso passatempo semanal que desta vez te pode valer um cubo de tomadas múltiplas com USB.

Ciberataque à Cruz Vermelha deixa 500 mil pessoas em risco

A Cruz Vermelha revelou ter sido alvo de um ciberataque, em que os atacantes terão conseguido roubar informação referente a mais de meio milhão de pessoas, incluindo pessoas em situações de grande vulnerabilidade, como refugiados, menores separados das suas famílias, e outros.

No passado recente, alguns grupos de ransomware optaram por não fazer ataques a hospitais por causa da crise Covid-19 que se vivia (e ainda persiste); veremos se neste caso os hackers responsáveis também irão aceder aos pedidos da organização, e não utilizarem esses dados para fins nefastos.


Subscritores de streaming de música aumentam

A quantidade de pessoas que se vai rendendo aos serviços de streaming de música pagos vai aumentando. No segundo trimestre de 2021 esse número ascendia a 523.9 milhões de subscritores, mais 109 milhões do que no mesmo período do ano anterior.

O Spotify continua a ser o serviço que lidera confortavelmente (31%), com o Apple Music a ficar numa distante segunda posição (15%). Mas há surpresas, com o YouTube Music (8%) a ter registado um crescimento de 50% em 12 meses, parecendo conquistar um público mais jovem que o Spotify. Estará o Spotify a tornar-se no equivalente do Facebook entre os mais novos, como serviço "para os velhos"?


ByteDance facturou $58B em 2021

A ByteDance, dona do TikTok e outras apps de sucesso, viu a sua facturação aumentar novamente, atingindo os 58 mil milhões de dólares em 2021 (dá uma média de quase 159 milhões por dia, ou 6.6 milhões por hora).

Um valor astronómico que representa um aumento de 70% face aos 34.3 mil milhões do ano anterior (ano em que registou um aumento superior a 100%) mas que tem que enfrentar um escrutínio crescente por parte do governo chinês, que tem aplicado várias restrições aos gigantes tecnológicos para "mostrar quem manda".


Amazon vai abrir loja de roupa Amazon Style

Depois dos livros e mercearias, a Amazon vai expandir as suas lojas físicas para o sector do vestuário e da moda, preparando uma loja Amazon Style num centro comercial em Los Angeles. Uma lojas que contará com alguns apetrechos high-tech, como a possibilidade de pedir roupa usando uma app para ser entregue nas cabinas de prova.

No clássico Demolition Man de 1993 víamos um futuro em que todos os restaurantes eram Pizza Hut; mal sabiam eles que no ano seguinte era fundada a Amazon, que pode vir a concretizar um futuro onde todas as lojas são Amazon!


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Cruz Vermelha foi fundada em 1863 na Suiça, com o objectivo de proteger a vida humana, aliviar o sofrimento, e lutar pelo respeito de todos os seres humanos. Actualmente conta com quase 100 milhões de voluntários espalhados pelo mundo, e já recebeu o prémio Nobel da Paz três vezes: em 1917, 1944, e 1963.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)