O novo serviço – Airbus Beluga Transport – vai disponibilizar aos clientes contratados comercialmente em diversos sectores, incluindo o sector espacial, energético, militar, aeronáutico, marítimo e humanitário, uma solução para o transporte de volumes de grandes dimensões. A primeira missão decorreu no final do ano de 2021, com uma entrega da fábrica da Airbus Helicopter em Marignane, França, para um cliente não revelado, em Kobe, Japão. O Beluga #3 realizou paragens para abastecer em Varsóvia (Polónia), Novosibirsk (Rússia) e em Seoul (Coreia).
Com base no design do A300-600, a frota de 5 BelugaST, que tem funcionado como a espinha dorsal em missões de transporte de peças de grande volume entre fábricas Airbus, vai ser substituída por seis aviões nova geração BelugaXL para apoiar a Airbus na produção de aviões. O mais recente serviço, Airbus Beluga Transport, vai dar resposta a vários pedidos do mercado, uma vez que possuem a maior secção transversal interna do mundo de qualquer aeronave de transporte, sendo possível transportar volumes até 7,1m de largura e 6,7m de altura.
Num futuro próximo, quando os seis novos BelugaXL estiverem em funcionamento, a frota BelugaST será entregue à recém-criada subsidiária Airbus com o seu próprio Certificado de Operador Aéreo (AOC) e equipa. Para maximizar a capacidade de retorno do BelugaST para a sua base de clientes internacionais, estão a ser desenvolvidas novas técnicas e equipamentos de carregamento. Estas soluções incluem um On-Board Cargo Loader (OBCL) automatizado para missões que não disponham de uma plataforma de carga/descarga na origem, ou aeroporto de destino.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)