Uma decisão de um tribunal Holandês obrigou a Apple a permitir pagamentos usando métodos externos nas apps de encontros na App Store. Enquanto vai combatendo a decisão, a Apple deu logo a entender que iria continuar a cobrar comissão mesmo sobre pagamentos feitos usando outros sistemas, coisa que agora vem oficializar.
A Apple confirmou que pretende aplicar uma comissão de 27% sobre pagamentos feitos usando métodos externos. Considerando que o principal intuito dos mesmos seria escapar à taxa de 30% que a Apple aplica sobre os seus pagamentos, a medida acaba por ser o que de mais próximo se pode ter de um "insulto empresarial" feito por uma empresa global.
Do lado dos developers as reacções não se fizeram esperar, classificando a medida como sendo verdadeiramente desprezível.
Absolutely vile. This says everything about @tim_cook’s Apple and what it thinks of developers. I hope the company gets exactly what it deserves. Everybody on their executive team should be ashamed, and some of them should not be here when it’s all over. We all see you https://t.co/cLOAqWXnU5
— Steve Troughton-Smith (@stroughtonsmith) February 4, 2022
Falta ainda ver que tal esta proposta se encaixa na actual deliberação, sendo que a proposta anterior não foi considerada válida e levou à aplicação de uma multa até que a Apple cumprisse com a deliberação do tribunal.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarGosto muito do meu iPhone XS, mas este tipo de atitude faz-me repensar a forma como olho para Android e ponderar ver o que anda por aí para uma futura compra.
ResponderEliminarAté admira não quererem uma comissão de 33%... só mesmo para gozar com a malta.
ResponderEliminarDepois engraçado é se o tribunal na Holanda lhes mostrasse o dedinho e proibisse a comercialização de dispositivos e serviços Apple até a Apple deixar de ser estúpida e entender que os pagamentos externos é para as empresas não pagarem qualquer comissão... mas suponho que isso só pudesse acontecer na China, Rússia ou país parecido.