2022/02/04

Apple quer comissão de 27% nos pagamentos externos na Holanda

A Apple acaba de "mostrar o dedo" às entidades holandesas, indicando uma comissão de 27% para quem quiser escapar à comissão de 30% dos pagamentos nas apps.

Uma decisão de um tribunal Holandês obrigou a Apple a permitir pagamentos usando métodos externos nas apps de encontros na App Store. Enquanto vai combatendo a decisão, a Apple deu logo a entender que iria continuar a cobrar comissão mesmo sobre pagamentos feitos usando outros sistemas, coisa que agora vem oficializar.

A Apple confirmou que pretende aplicar uma comissão de 27% sobre pagamentos feitos usando métodos externos. Considerando que o principal intuito dos mesmos seria escapar à taxa de 30% que a Apple aplica sobre os seus pagamentos, a medida acaba por ser o que de mais próximo se pode ter de um "insulto empresarial" feito por uma empresa global.

Do lado dos developers as reacções não se fizeram esperar, classificando a medida como sendo verdadeiramente desprezível.


Falta ainda ver que tal esta proposta se encaixa na actual deliberação, sendo que a proposta anterior não foi considerada válida e levou à aplicação de uma multa até que a Apple cumprisse com a deliberação do tribunal.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito do meu iPhone XS, mas este tipo de atitude faz-me repensar a forma como olho para Android e ponderar ver o que anda por aí para uma futura compra.

    ResponderEliminar
  3. Até admira não quererem uma comissão de 33%... só mesmo para gozar com a malta.
    Depois engraçado é se o tribunal na Holanda lhes mostrasse o dedinho e proibisse a comercialização de dispositivos e serviços Apple até a Apple deixar de ser estúpida e entender que os pagamentos externos é para as empresas não pagarem qualquer comissão... mas suponho que isso só pudesse acontecer na China, Rússia ou país parecido.

    ResponderEliminar