2022/02/08

Google recupera histórico das pesquisas feitas anteriormente

A Google volta a revelar um pouco do que sabe sobre os utilizadores apresentando-lhes um resumo daquilo que fizeram em pesquisas anteriores no Chrome.

Quando um utilizador voltar a pesquisar por algo que já pesquisou anteriormente no Chrome, poderá ver surgir uma nova secção "Journeys" que apresenta os destaques das pesquisas e sites visitados em sessões anteriores relacionadas com esse tópico.

Sem dúvida que é uma funcionalidade útil, e que poderá ajudar a evitar a situação frequente de querer encontrar algo que se tinha encontrado anteriormente numa pesquisa, mas que não se tinha marcado ou guardado, funcionando como um precioso auxiliar de memória.

Por outro lado, não pode deixar de se pensar que esta funcionalidade surge apenas por a Google estar a tentar desesperadamente encontrar formas de justificar a sua "necessidade" de recolher o máximo de informação possível sobre os utilizadores, numa altura em que isso vai sendo dificultado cada vez mais pelas regras de privacidade e de controlo de dados. Mais do que uma nova funcionalidade, podemos olhar para este Journey apenas como o levantar do véu sobre o vasto manancial de coisas que a Google sabe sobre cada um e os seus interesses, e que mesmo não sendo segredo, é algo que a empresa tem preferido manter nos bastidores, o mais afastado do olhar do público - e fazendo-o até que não tenha alternativa em apresentá-lo de forma a que seja visto como sendo uma vantagem para os utilizadores.

... Claro que também é uma vantagem para efeitos de apresentação de publicidade, sabendo exactamente que interesses o utilizador tem, e que sites já visitou, e por onde andou, e tudo o mais...

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)