2022/02/12

Grupo de hackers ModifiedElephant incrimina vítimas por crimes que não cometeram

Investigadores descobriram um grupo de hackers - designado por ModifiedElephant - que dedica à espionagem a longo prazo das vítimas e à sua incriminação sempre que se tornem demasiado incómodas.

Se por cá associamos o malware a meros incómodos digitais que, no pior caso, podem culminar num pedido de resgate dos dados por conta de um ransomware, no roubo de contas de serviços online, ou tentativa de roubo de dinheiro nos serviços bancários online, noutros países as coisas podem tornar-se bastante mais complicadas.

As mesmas ferramentas que potenciam este tipo de ataques podem também ser usadas de formas bastante mais insidiosas, e é precisamente esse a especialidade de actuação do grupo ModifiedElephant que tem actuado na Índia há vários anos e incriminado vozes incómodas ao governo actual.

Este grupo, que tem tentado permanecer na obscuridade, tem-se focado na espionagem de activistas, defensores dos direitos humanos, académicos, advogados, e todos os que podem ser considerados "indesejados". Mas pior do que a mera espionagem, que por si só já seria inaceitável, é que o grupo tem tido papel activo na eliminação destas vozes, implantando informação falsa nos seus computadores para justificar a sua detenção.

Não será inédito que governos corruptos ou autoritários manipulem ou inventem provas para incriminar indesejados; mas este relatório vem relembrar que essas práticas também podem ser continuadas (e facilitadas) na era digital em que vivemos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)