2022/03/31

Apple vai permitir link para sites externos em (algumas) apps

A Apple vai permitir que algumas apps possam ter links para sites externos para gestão das contas.

São bem conhecidas as muitas restrições que a Apple aplica às apps que queiram entrar na App Store. Entre elas está a proibição de sequer apresentarem um link para um site externo onde os utilizadores pudessem aderir ou subscrever serviços - escapando à comissão da Apple. Uma proibição que nem sempre é aplicada com igualdade, com algumas apps a poderem fazê-lo, e que agora a Apple irá refrear um pouco.

Para as chamadas "reader apps", apps maioritariamente destinadas ao consumo de conteúdos, como apps de leitura de livros, streaming de música, streaming de filmes, etc. a Apple vai permitir que os developers disponibilizem um link para uma página externa onde os utilizadores / clientes possam tratar da gestão do serviço. Mas isso não é algo garantido: a Apple diz que os criadores deste tipo de apps podem pedir permissão para apresentar o link (Link Account Entitlement) - o que implicitamente implica que esse pedido possa ser aceite... ou não.

Veremos se isto é uma forma com a qual a Apple tenta dar alguns benefícios a alguns dos grandes serviços (Spotify, Netflix) de modo a distrair da questão real: que é a de permitir métodos de pagamento alternativos directamente nas apps, e que se esquivem à comissão da Apple.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)