2022/03/03

Rivian aumenta preços com opções forçadas

A Rivian parece ter apagado em segundos a boa imagem que tinha conquistado nos últimos meses, com aumentos que podem chegar aos 20 mil dólares para quem já tinha encomendado uma das suas pickups eléctricas.

Conseguindo antecipar-se ao Cybertruck da Tesla, e tendo até ajustado o preço para ficar mais barata que a futura pickup da Tesla, a Rivian tinha conseguido conquistar um lote substancial de interessados. A sua pickup eléctrica R1T ia ter um preço inicial de 69 mil dólares, que baixou para os 67.5 mil dólares após a Tesla ter revelado os seus preços. Mas agora tudo muda.

A Rivian está a informar os clientes que já tinham encomendado uma R1T de que vai haver um ajuste de preço devido à alteração de algumas opções, que na prática se traduz por um mais simples: vão enfrentar um aumento que pode ir dos 12 mil aos 20 mil dólares!
A Rivian aumentou o preço do modelo quad-motor, o único que está em produção de momento, em 6 mil dólares; e removeu a opção da bateria standard desta configuração, obrigando a pagar mais 6 mil dólares pelo pack de maior capacidade. Isto significa um aumento imediato de 12 mil dólares para quem quiser ter uma R1T em tempo útil. Junte-se outras opções que tiveram ajustes, e o valor total pode facilmente representar 20 mil dólares adicionais face ao preço que os clientes esperavam pagar; ou então, terem que considerar a perspectiva de ter que aguardar mais 2 ou 3 anos pela variante mais económica que só é esperada para 2024 (se até lá a Rivian não voltar a decidir aumentar preços).

O que é certo é que poucos estão felizes com a forma como a marca lidou com esta situação, e há milhares de fãs que estão a cancelar as suas encomendas - e que seguramente passarão a ter uma opinião diferente sobre a marca.


Actualização: A Rivian voltou atrás e diz que vai honrar o preço original das encomendas já feitas - seguramente pressionada pelo número de cancelamentos. Pena é que os estragos feitos à confiança dos clientes já tenham sido feitos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)