O Rufus é o utilitário mais popular para quem procura criar pens USB para arranque do sistema, e agora ganha uma capacidade extra no caso dos Windows 11 para que possa ser instalado em qualquer máquina ignorando as restrições da Microsoft.
A MS optou por limitar a instalação "autorizada" do Windows 11 a máquinas com TPM 2.0, UEFI com Secure Boot, mínimo de 4 GB de RAM, 64 GB, e processadores Intel de 8ª geração ou mais recentes (ou equivalentes da AMD). Isto deixa de fora milhões de máquinas com CPUs mais antigos mas que ainda seriam perfeitamente capazes de lidar com o Windows 11.
Quem quiser instalar o Window 11 numa dessas máquinas pode optar por fazer uma pequena alteração no Registry:
- Ir a HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\Setup\MoSetup
-
Criar um novo elemento DWORD (32-bit) com nome
AllowUpgradesWithUnsupportedTPMOrCPU
- Definir o valor como 1
Mas quem não se quiser dar a esse trabalho, pode simplesmente descarregar o Rufus 3.18 beta ou mais recente, o ISO do Windows 11 da Microsoft, e terá acesso a poder criar uma pen USB de arranque com o Windows sem o processo de verificação do TPM ou CPU.
Depois ainda há que recorrer ao truque adicional para se poder instalar o Windows 11 sem conta Microsoft.
Apenas algo a retificar, Cpu de 6 e 7 geração com tpm 2.0 instala sem qualquer limitação. Apesar de nao estar anunciado estes também estão abrangidos.
ResponderEliminarEu tenho i7-7700HQ com TPM 2.0 e não instala pelo atualizador, diz que não é compatível!
EliminarSó alterando no regedit ou instalando de raiz...
Com essa aplicação é possível o upgrade de sistemas Win10 ou acaba por funcionar como uma instalação de raíz descartando tudo o que já estivesse instalado?
ResponderEliminarPenso que também se aplica aos upgrades do win10.
EliminarAlgumas vezes funcionou, outra não.
EliminarTenho a sensação que só funciona se for Windows 11 INGLES (standard, não internacional)
Eu uso o Rufus (e o Ventoy) para colocar as distros Linux :) Quem sabe perco a cabeça e experimento o W11...
ResponderEliminarApenas agora que Ficou a saber já sei a imenso tempo e o ventoy passa o exe no virus total e verás a quantidade de virus que espalhas por os pc linux são tantos virus que tens no ventoy que dá pra montar uma equipa de futebol 11 contra 11 o melhor w10 é este um GT Link https://www.revi.cc/
ResponderEliminar1: Windows tem/tinha parceria com a Intel quando começou com o "desenvolvimento do Windows 11 deixando de la a AMD, por "conveniência "
ResponderEliminar2: instalar em AMD á quebra de performance do CPU em 15% face ao original, quando testado em cinerbench, para testar a eficácia e produtividade do mesmo CPU
3: estar a utilizar outro software só para contornar um problema criado pela própria Microsoft é desperdiçar tempo e paciência, mais vale esperar que a Microsoft e and resolvam o problema, pois se á culpa de alguém aqui é da Microsoft que fez borrada para começar
O Rufus 3.17 já permite isso, inclusive instalar em MBR/BIOS.
ResponderEliminarJá o testei num Core 2 Duo.
https://photos.app.goo.gl/YksuAT7MABfXaPgZ8
Confirmo!
EliminarE que tal? Roda bem?
EliminarTinhas o Win10? Roda igual?
A pergunta que se coloca é, vale a pena ter este trabalho para ter o Win11 ?! ou vale mais a pena continuar com o 10..
ResponderEliminarJá instalei o Windows 11 utilizando este método mas após algum tempo comecei a ter problemas com os updates e outras atualizações e optei por desinstalar o OS do PC e depois o e. 10.
ResponderEliminarSó se a rufus fez update.
ResponderEliminarA última vez que tentei, Nov/2021, não funcionava.