2022/03/25

UE prestes a obrigar Apple a abrir iOS a outras app stores

A aprovação do Digital Markets Act Europeu poderá obrigar a Apple a permitir app stores alternativas, e sistemas de pagamento alternativos, no iOS.

O pesadelo da Apple parece estar prestes a materializar-se na Europa com aprovação do Digital Markets Act (DMA), que inclui a exigência de que um utilizador deverá poder instalar as apps que bem entender num smartphone que possua, incluindo apps individuais (sideloading), outras apps stores, e também optar por outros métodos de pagamento. Tudo aquilo contra o qual a Apple tem lutado, chegando até a pontos ridículos, como a de querer cobrar comissão até pelos pagamentos externos - e que lhe tem valido multas continuadas na Holanda.

A posição da Apple é clara, e tem repetido até à exaustão de que os pagamentos externos e instalação de apps de fora da sua App Store são um risco para os utilizadores - e agora dizendo que algumas destas exigências impedem que ganhe dinheiro com tecnologias em que investiu imenso. Mas, como sempre, parece sofrer de memória selectiva, ao não referir que no macOS sempre foi possível instalar apps individualmente, ou que as mesmas podem optar por usar qualquer sistema de pagamento à sua escolha, e não é por isso que a plataforma se tornou num apocalipse para os utilizadores.

Além do mais, parece também ser ignorado nesta questão que tudo isto se trata de dar alternativas aos utilizadores, que lhes caberá a eles decidir se usam ou não. No Android sempre foi possível instalar apps por fora da Play Store, mas isso em nada afectou a preferência da maioria dos utilizadores se manter na Play Store oficial - e é extremamente provável que o mesmo aconteça no iOS. Mas, primeiro teremos que ter a aprovação formal do DMA (que, como habitual, também poderá conter provisões que não são assim tão apreciadas pelos consumidores europeus) e a sua transposição para a legislação de cada país.

2 comentários:

  1. Com a visita recente do presidente dos EUA (Biden) acho que doi assinado um acordo qualquer que vem mexer no "mundo digital" e na partilha de dados privados entre EUA e Europa.

    Terá a força de influência da Apple aproveitado para colocar o bedelho no meio...?
    🤔💩🤔

    ResponderEliminar