2022/04/24

Carro seguidor de linha de crayon

Este projecto mostra como construir um carro capaz de seguir uma linha de crayon, sem qualquer electrónica.

Criar um carro capaz de seguir uma linha desenhada é um projecto bastante popular e que muitas vezes surge nos kits de iniciação à electrónica, mostrando o uso de sensores e controlo de motores para fazer com que o veículo siga um percurso desenhado no solo. Mas, desta vez, a curiosidade está na criação de um veículo que é capaz de o fazer sem usar qualquer electrónica, usando apenas um único motor e soluções puramente mecânicas.

Este carro crayon poderá ser um desapontamento para os fãs da electrónica, mas não é por isso que deixa de ser interessante - nem que seja pelo facto de demonstrar que nem sempre é preciso recorrer a soluções complexas para resolver um problema. Neste caso, o sistema funciona com base na diferença de atrito entre o percurso mais escorregadio dos traços com crayon e a tracção melhorada da folha de papel. E antes que digam que isso é demasiado simplista, não se esqueçam que o diferencial que é usado na grande maioria dos automóveis se assenta em princípios idênticos, de que o piso terá atrito idêntico nas duas rodas do mesmo eixo.

Um projecto simples, com peças que podem ser impressas numa impressora 3D, e que servirá para entreter e educar miúdos e graúdos.


2 comentários: