2022/04/24

Insteon dá sinal de vida - para dizer que "morreu"

A saga Insteon teve um novo, e potencialmente final, desenvolvimento, com a empresa a regressar à vida temporariamente para dizer que encerrou - como se isso não tivesse ficado claro.

A Insteon juntou-se ao grupo de casos tecnológicos infelizes, ao desaparecer de um dia para o outro e deixando os clientes sem poderem controlar as suas casas. Na sequência disso o Home Assistant veio apresentar-se como solução, e a Shelly não perdeu a oportunidade para conquistar os clientes Insteon descontentes oferecendo-lhes um desconto de 50% nos seus produtos.

E agora, após quase uma semana de silêncio, a Insteon regressou à vida, colocando uma mensagem no site a explicar o que se passou.
A empresa culpa dificuldades financeiras que se agravaram com a pandemia, e dificuldades na cadeia de fornecimento para a produção de produtos; tendo procurado um novo dono no final de 2021. Infelizmente, nenhum das negociações se veio a concretizar, resultando no fim abrupto que se verificou.

E empresa pede desculpa pelo sucedido e ainda deixa uma réstia de esperança para que surja um comprador, mas neste momento isso parece ser uma possibilidade muito pouco provável, tendo em conta todo o universo de ofertas que existem, com o WiFi, ZigBee, Bluetooth, que se deverão juntar num só sistema mais universal sob o Matter.

Tudo poderia ter sido bastante diferente se a Insteon tivesse feito este anúncio antes de ter encerrado as operações sem qualquer pré-aviso. Agora, é caso para dizer que será tarde demais, e que poucos estarão dispostos a depositar a sua confiança na empresa mesmo que encontre um novo investidor.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)