2022/04/08

Raspberry Pi OS abandona "pi" por motivos de segurança

O Raspberry Pi OS diz adeus à conta default "pi" por motivos de segurança.

Relembrando o quanto a questão da segurança se tem tornado importante, e merecedora de passar para o topo das preocupações de qualquer sistema informático, eis que o sistema do Raspberry Pi vai dizer adeus à tradição e à criação automática da conta "pi".

O utilizador pi tem feito parte de todos os sistemas Raspberry Pi com o sistema dele, permitindo a utilização rápida e simples do sistema para quem não se quer preocupar com mais nada. Mas a Raspberry Pi Foundation acha que essa despreocupação deve deixar de existir, e a partir de agora o passo que pergunta nome de utilizador e password durante a instalação do sistema - que até aqui era opcional - passará a ser obrigatória.

Os utilizadores poderão continuar a criar um utilizador "pi", se assim o desejarem (e meter uma password como "raspberry"), mas a partir de agora isso será da responsabilidade activa de cada utilizador, e não algo feito de origem pelo próprio sistema.

Esta alteração pode fazer com que algumas ferramentas que assumem a existência de um utilizador "pi" deixem de funcionar, mas em contrapartida também ficam mais protegidos contra todos os ataques que também partem desse pressuposto.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]