2022/04/04

Roubo de dados da Yandex Food revela comida da polícia secreta russa

Foram revelados dados da Yandex Food, que revelam os pedidos de milhares de clientes, incluindo os da polícia secreta russa.

Há coisas que são comuns a todas as pessoas, independentemente da sua nacionalidade, como o comodismo de ter comida entregue à sua porta. Na Rússia, a Yandex Food faz o serviço equivalente ao Uber Eats e Glovo, e os seus dados revelam alguns pormenores curiosos, e também potencialmente embaraços para as autoridades russas.

Numa revelação que inclui dados de cerca de 58 mil utilizadores, e que a Yandex atribui a "acções desonestas" de um dos seus funcionários, podem ser encontrados pedidos feitos por agentes russos (com emails e números de telefone conhecidos de outras investigações), e também de entregas feitas num centro de operações do FSB (a polícia secreta russa). E que, à semelhanças das explicações extra que por cá também muitos darão para as entregas de comida ao domicílio, também por lá incluem coisas como "ir até ao posto de controlo e telefonar", "zona inacessível, avisar com 10 minutos de antecedência e esperar nas barreiras".

Os dados parecem também revelar a localização de um apartamento até agora desconhecido pertence à amante do presidente Vladimir Putin, e com a qual alegadamente terá tido uma filha que tem tentado manter em segredo - descoberto através dos pedidos feitos pela rapariga.

Desta vez foi a Yandex Food - agora resta imaginar o que se poderá descobrir quando for a vez de uma Uber Eats ou Glovo, ou no caso destas empresas serem forçadas a ceder os dados às autoridades dos países onde operam.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)