Foram revelados dados da Yandex Food, que revelam os pedidos de milhares de clientes, incluindo os da polícia secreta russa.
Há coisas que são comuns a todas as pessoas, independentemente da sua nacionalidade, como o comodismo de ter comida entregue à sua porta. Na Rússia, a Yandex Food faz o serviço equivalente ao Uber Eats e Glovo, e os seus dados revelam alguns pormenores curiosos, e também potencialmente embaraços para as autoridades russas.
Numa revelação que inclui dados de cerca de 58 mil utilizadores, e que a Yandex atribui a "acções desonestas" de um dos seus funcionários, podem ser encontrados pedidos feitos por agentes russos (com emails e números de telefone conhecidos de outras investigações), e também de entregas feitas num centro de operações do FSB (a polícia secreta russa). E que, à semelhanças das explicações extra que por cá também muitos darão para as entregas de comida ao domicílio, também por lá incluem coisas como "ir até ao posto de controlo e telefonar", "zona inacessível, avisar com 10 minutos de antecedência e esperar nas barreiras".
Os dados parecem também revelar a localização de um apartamento até agora desconhecido pertence à amante do presidente Vladimir Putin, e com a qual alegadamente terá tido uma filha que tem tentado manter em segredo - descoberto através dos pedidos feitos pela rapariga.
Desta vez foi a Yandex Food - agora resta imaginar o que se poderá descobrir quando for a vez de uma Uber Eats ou Glovo, ou no caso destas empresas serem forçadas a ceder os dados às autoridades dos países onde operam.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)