2022/04/12

Taskbar do Windows 11 vai permanecer em baixo

A MS não está com muito vontade em deixar mover a nova taskbar do Windows 11 para as outras margens do ecrã.

Um dos maiores "choques" para quem chega ao Windows 11 vindo de anos de Windows, é a desilusão de descobrir que a nova taskbar na parte inferior do ecrã não disponibiliza qualquer uma das funcionalidades a que se estava habituado nas décadas de Windows anteriores. E, apesar da MS dizer que irá adicionar algumas coisas, outras parece que não irão regressar.

Entre as ausências estão coisas com a impossibilidade de adicionar atalhos manualmente - algo que a MS diz que irá adicionar numa actualização futura; e também a possibilidade de mover a barra de tarefas para outros lados do ecrã. Nos Windows anteriores era possível mover a barra de tarefas não só para a parte superior do ecrã, como também para a parte lateral, se assim se desejasse. Mas, a MS diz que isto era algo a que a maioria dos utilizadores nunca deu uso, e que por isso não deverá regressar no Windows 11. É algo que irá chatear a pequena percentagem de utilizadores que movia a barra para outro lado, mas que irá evitar conflitos com outras funcionalidades que poderão ser associadas às partes laterais do ecrã, como as zonas de notificações e widgets.

Está visto que quem quiser manter algumas das funcionalidades dos Windows anteriores terá que recorrer a soluções alternativas, como o Start11 da Stardock, para poder configurar a taskbar à sua maneira.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)