2022/04/12

Ucrânia com alertas de emergência via Cell Broadcast

A Ucrânia implementou um sistema de alertas via Cell Broacast em tempo recorde, para notificar a população no mais curto espaço de tempo.

Embora por motivos infelizes que todos prefeririam que não tivessem acontecido (a invasão russa), a Ucrânia conseguiu implementar um sistema de alertas em tempo recorde. A Celltick disponibilizou o seu serviço MAGEN Public Warning System gratuitamente, que foi implementado em tempo recorde pelos três operadores no país: Kyivstar, Vodafone e Lifecell. Com este sistema, é fácil fazer chegar avisos de forma quase instantânea a milhares de pessoas em zonas geográficas específicas, potencialmente dando tempo para que se ponham a salvo.



Esperemos que nunca nos vejamos em situação idêntica, mas não deixo de me interrogar: se fosse por cá, seguramente os nossos operadores insistiriam num sistema de envio via SMS normais, tal como fizeram para os alertas dos serviços de protecção civil, que depois podem demorar várias horas a chegar aos cidadãos.

2 comentários:

  1. O Cell Broadcast nas operadoras móveis na Ucrânia será implementado em 3 semanas.

    Tive a oportunidade de conversar com o CEO da Celltick Ronen Daniel há uns dias após os testes na operadora móvel Kyivstar.

    O Governo fez um apelo a todos os fornecedores de CBC no mundo e a Celltick foi quem conseguiu não só fornecer a solução como também arranjar os meios para a implementação.

    ResponderEliminar
  2. A LifeCell já começou com os testes com o Cell Broadcast.

    https://twitter.com/ricardojsaraiva/status/1515655588415426561?t=LpgIJy9_JlSKTz1ffHhT8w&s=19

    ResponderEliminar