2022/04/11

Windows Autopatch faz a gestão das actualizações em empresas

A Microsoft vai transpor para as empresas um sistema de gestão de actualizações idêntico ao que utiliza, com o Windows Autopatch.

O patch tuesday", o dia em que normalmente são disponibilizadas as actualizações mensais do Windows, é um dia que causa calafrios a quem tem que gerir as máquinas Windows de uma empresa. Mas a MS quer acabar com isso, adoptando um sistema de actualizações mais dinâmico e automatizado.

Com o Autopatch, as empresas passam a poder usar um sistema de gestão de actualizações idêntico ao que é utilizado pela própria MS, assente em grupos diferenciados designados por "rings".
  • O test ring inclui apenas algumas máquinas em que serão testadas as actualizações;
  • O first ring inclui cerca de 1% das máquinas da empresa;
  • O fast ring inclui 9% dos computadores da empresa;
  • O broad ring inclui os restantes 90% dos computadores.
Estes grupos serão ajustados automaticamente em função do aumento ou redução do número de computadores da empresa, para manterem a proporção pretendida - mas será também possível especificar manualmente a que grupo pertence cada computador, se assim for desejado.

Para além de assim se agilizar a instalação das actualizações a qualquer dia do mês, os administradores têm também a opção para suspender qualquer actualização que se revele problemática e que tenha sido detectada num dos grupos de testes; ou também revertê-la completamente no caso de já ter sido instalada em todos os computadores.

Veremos se com isto a MS recupera um pouco da confiança nas actualizações do Windows, ou se nem por isso.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)