2022/05/12

Google promete remodelar apps para tablets

Após mais de uma década, a Google parece finalmente estar disposta a dedicar alguma atenção aos tablets.

Depois de ter revelado o Android 12L ajustado especificamente para tablets, a Google compromete-se a actualizar a maioria das suas apps principais de modo a tirarem partido dos tablets, com actualizações prometidas para as próximas semanas.

A relação da Google e do Android com os tablets tem sido bastante estranha. Depois de ter estado na linha da frente nesse segmento com o Nexus 7 e o Nexus 10 - com o Nexus 7 a ter sido seguramente o primeiro (mini) tablet para grande parte dos utilizadores devido ao seu preço extremamente atractivo - a Google parece ter sofrido de amnésia, abandonando quase por completo este segmento. Também não ajudou que, ano após ano, grande parte das apps Android se limitassem a tratar os tablets como "smartphones grandes", sem ajustarem os interfaces de modo a tirarem partido da área extra.

Agora, a Google reconhece que deveria ter seguido uma evolução idêntica à da Apple, que desde cedo se apercebeu da necessidade de diferenciar entre o iOS e o iPadOS, cada um evoluindo de forma paralela mas diferenciada, com cada um a focar-se no respectivo formato. O Android 12L faz parte desse reconhecimento, e que agora é complementado pela remodelação das apps da Google para se adequarem aos tablets.
Com um Pixel Tablet prometido para o próximo ano, esperemos que desta vez a aposta nos tablets seja mesmo para manter e dar continuidade - algo que, de resto, poderá ser inevitável. É que, com a proliferação dos smartphones dobráveis cujo formato pode variar entre smartphone e "tablet", aumentam também as exigências dos utilizadores de que as apps sejam inteligentes para tirar proveito do espaço extra da forma mais eficiente possível.

1 comentário:

  1. Carlos eu deixava de apresentar este tipo de notícias. Como bem dizes no inicio da notícia já vão mais de 10 anos com a mesma notícia que vão optimizar apps para tablets. Já na altura que tive um Nexus 7 (2012) diziam isso ahahaha. Actualmente tenho um Mi A3, google one, que tem um bug logo quando tento desbloquear o tlm por impressão digital com alarme a tocar. Se nem num tlm conseguem fazer as coisas direitas, acredito mesmo que consigam num tablet...

    ResponderEliminar