2022/05/14

Micro-drone voa 24 minutos inspirado em folha de árvore

Investigadores foram buscar inspiração à natureza para manterem um micro-drone em voo durante mais de 20 minutos apesar de uma bateria diminuta.

Não pretendendo competir com os drones mais pesados, este micro-drone consegue a proeza de voar durante 30 minutos apesar de ter uma bateria idêntica à que se encontraria num smartwatch. Com um peso de apenas 35 gramas, este drone troca as hélices tradicionais por uma estrutura inspirada nas folhas de algumas árvores, girando sobre si mesmo para criar sustentação e voar de forma eficiente.

E, mesmo com o seu peso reduzido, consegue ainda assim ter uma câmara que lhe permite captar fotos e vídeo usando um método curioso.
Uma vez que uma câmara a girar a 200 rpm resultaria num vídeo impossível de ver, os investigadores ajustaram a frequência de captação de cada frame de modo a ficar sincronizado com a velocidade de rotação do drone. Desta forma, obtém-se um vídeo que se mantém "estabilizado" sempre na mesma orientação, permitindo captar vídeo a 3.5 fps de todos os lados.

Não se admirem se este projecto vier a dar origem a uma nova vaga de drones económicos para competir com os micro-drones já no mercado (que sofrem do problema de terem autonomias de poucos minutos).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)