2022/05/02

TSMC prepara chips de 2nm para 2026

A TSMC continua na linha da frente na produção de chips, com produção em volume dos de 3nm este ano, e de 2nm para 2026.

Apesar dos constrangimentos na produção e dificuldades para ampliar a produção de chips (os fornecedores das máquinas para fazer chips dizem estar com listas de espera de vários anos), a TSMC parece não estar com problemas em manter os seus planos para a evolução da sua tecnologia de fabrico. A empresa diz que este ano fica pronta para arrancar com a produção em volume de chips com tecnologia de 3nm - a partir do segundo semestre - e com tudo bem encaminhado para avançar para um processo de 2nm em 2026.
O processo de 3nm já permitirá um aumento de desempenho de até 15% e redução de consumo de até 30%, relativamente aos chips de 5nm. E ao longo dos próximos anos, e até à chegada dos chips de 2nm, a TSMC irá apresentar melhorias de ano para ano, com evoluções do processo de 3nm (N3E, N3X, etc.)

Mesmo tendo em conta as questões técnicas, de actualmente os processos de "3nm" e "2nm" não serem tecnicamente desse tamanho, mas permitirem atingir uma densidades de componentes idêntica há que se obteria nesses processos (usando outros avanços, como componentes na vertical), parece ser possível que antes do final da década tenhamos chips de "1nm", o que seria um marco que muitos pensariam ser impossível de atingir há alguns anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)